18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Tubetes - A ferramenta útil na produção de mudas de café

Tubetes – A ferramenta útil na produção de mudas de café

Maurício Dominguez Nasser

Pesquisador científico da APTA Regional Alta Paulista

mdnasser@apta.sp.gov.br

Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser

Engenheira agrônoma, doutora e pós-doutoranda em Horticultura ” FCA/UNESP- Botucatu

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

É primordial que mudas de café produzidas em tubetes estejam isentas de doenças e pragas, e com bom aspecto nutricional. Só assim pode-se iniciar de forma sustentável nesta atividade. É necessário dizer que cafeeiros produtivos são originados de mudas de qualidade.

Tubete é um recipiente de plástico preto e rígido, com forma de cone. Este deve conter substrato adequado para o crescimento das raízes, proteger as mudas de danos mecânicos e de falta d’água.

Esta embalagem ou recipiente foi criado nos Estados Unidos na década de 70 para propagar mudas de plantas florestais. No Brasil, a produção de mudas de café em tubetes se destacou a partir da década de 90 e até hoje é utilizada em viveiros de produção de mudas de café. No caso de mudas cafeeiras, recomendam-se tubetes com capacidade de volume mínimo de 120 mL de substrato, e altura superior a 15 cm.

Vantagens

Mudas de café em tubetes conduzidas tecnicamente apresentam menor período de produção da muda na fase de viveiro, quando comparadas às mudas produzidas em sacos plásticos. Diante disso, ocorre uma redução no controle fitossanitário da muda e até do consumo de água.

As mudas cafeeiras de tubetes podem ser conduzidas em canteiros suspensos, o que facilita os tratos culturais diários, e consequentemente a mão de obra.

Como utiliza substrato comercial para produção deste tipo de muda, ocorre menos plantas daninhas em volta da muda, e o risco dela apresentar nematoides em suas raízes é praticamente zero, o que traz segurança para quem produz a muda, bem como para o produtor de café, que não estará disseminando esta praga de difícil controle depois que está instalada no cafezal. Lembrando que o nematoide se dissemina principalmente por mudas de café produzidas com substrato à base de terra.

Como o tubete armazena um volume menor de substrato, o espaço no viveiro será menor, e o rendimento do transporte das mudas para o local de plantio será maior, como também o próprio plantio, o que diminui os custos desta operação. Ressaltando que o uso de mudas em tubetes favorece o plantio mecanizado do cafeeiro.

O tubete ainda elimina problemas de raízes enoveladas e pião torto, que são muito comuns em mudas produzidas em sacos plásticos. Outro ponto interessante da produção de mudas de café em tubetes é que esta tecnologia proporciona o uso da enxertia das mudas em porta-enxertos resistentes a nematoides já presentes no solo de cultivo.

E como o tubete é um plástico rígido, pode ser reutilizado várias vezes, desde que se faça uma boa lavagem e desinfecção. Isso ajuda a diluir os custos de investimento na compra dos tubetes.

Reflexos para o cafeeiro

Para o futuro, como foi dito anteriormente, pode ser descartado o risco de uma planta com dois a três anos apresentar problema radicular devido ao tipo de muda utilizado. O alinhamento de plantio é facilitado quando se trabalha com esse tipo de muda, o que posteriormente favorece a qualidade dos tratos culturais e colheita, principalmente a mecanizada.

Manejo

Atentar para o correto manejo da água via irrigação e da adubação que é realizada durante a condução da muda no viveiro é muito importante, pois como o volume de substrato é menor, qualquer excesso ou deficiência nestes dois fatores de produção pode acarretar baixo desenvolvimento ou até a morte da muda.

O uso de adubos de liberação lenta pode ser indicado para condução das mudas. Nesse caso, deve-se procurar um engenheiro agrônomo da região para obter informações mais detalhadas, pois cada idade da muda exige quantidade diferente de nutrientes, e o fornecimento deve ser de forma equilibrada, porque o crescimento da parte aérea da muda deve ser equivalente ao desenvolvimento do sistema radicular.

Crédito Viveiro Monte Alegre (04 - 2017) - O tubete elimina problemas de raízes enoveladas e pião torto - Crédito Vi
Crédito Viveiro Monte Alegre (04 – 2017) – O tubete elimina problemas de raízes enoveladas e pião torto – Crédito Vi

Quanto custa?

Quando se pensa em produzir mudas de café em tubetes, recomenda-se planejar bem o investimento, pois os custos iniciais com estrutura de viveiro, insumos, irrigação e outras despesas podem ser aproximadamente o dobro do valor em relação às mudas de café acondicionadas em saquinhos plásticos.

Acredito que a viabilidade dos tubetes está ligada à proximidade que o viveiro tem com os possíveis compradores. Uma das formas viáveis é trabalhar sob encomenda, ou seja, produzir as mudas depois que achou o comprador delas.

É fundamental trabalhar com materiais de qualidade: sementes, tubetes, substrato, fertilizantes, agroquímicos e equipamentos de irrigação. Ressalto que a produção de mudas de café é controlada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que por meio de leis e regulamentos garante a identidade e qualidade do material de propagação e sua comercialização. Além das exigências federais, cada Estado brasileiro possui suas particularidades, que devem ser cumpridas.

Outra questão que merece reflexão: o produtor ou viveirista deve estudar a viabilidade da captação de água da chuva para irrigar as mudas. No setor de produção de hortaliças já existem empreendimentos utilizando esta técnica, que é milenar.

Quando se pensa em investimentos na estrutura do viveiro direcionado à produção de mudas de café em tubetes, é importante pesquisar o tipo de material. Estruturas metálicas com maior vida útil que estruturas de madeira apresentam melhores condições de pagamento e opção de financiamento.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Tubetes - A ferramenta útil na produção de mudas de café