23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Tecnologia Uso de tecnologia de ponta

Uso de tecnologia de ponta

Mulher no campo – Crédito: Internet

O agronegócio brasileiro é um dos poucos setores que não sofreu com a pandemia do novo coronavírus —  nem mesmo com a segunda onda iniciada no começo do ano —, tanto que a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve alcançar o recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021, de acordo com a estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada pelo IBGE. Segundo o Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio já bateram recorde histórico no primeiro semestre, pois muitos países querem garantir seus estoques de alimentos devido à pandemia.  

Para Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos, o crescimento e a eficiência da produção agrícola no Brasil, em inúmeras culturas, também se deve a modernização e desenvolvimento tecnológico no campo. “Para atender à demanda mundial dos alimentos na atualidade, não basta possuir equipamentos e máquinas, elas precisam se adequar à necessidade de cada produtor, possuir motores elétricos potentes e eficientes que se moldem as características do campo”, explica.    

Entre os principais produtos exportados pela agricultura brasileira, estão: a soja, o milho, o farelo de soja e o café. Mas há outras culturas que se destacam, ainda que em menor escala, como é o caso do fumo. Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de tabaco e 95% do seu cultivo está concentrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O país fica atrás, apenas, da China em tamanho de produção.

O cultivo de tabaco é realizado por mais de 150 mil famílias e pequenas propriedades destes estados, com cerca de 15 a 20 hectares, e requer cuidado o ano inteiro. “Para o bom desenvolvimento neste estilo de agronegócio, os produtores contam cada vez mais com o uso de tecnologia. Para se ter uma ideia, num dos processos mais importantes na produção de tabaco acontece com a geração de calor das estufas, que são movimentados por ventiladores e sirocos — com motores elétricos de última geração, com grau de proteção IP 21 e IP44 —, para a perfeita secagem das folhas de fumo”, detalha. 

Menezes salienta a importância dos produtores de tabaco e de outras culturas investirem em motores desenvolvidos especificamente para trabalharem mesmo durante as intempéries e oscilação de tensão, que são muito comuns em áreas rurais no Brasil. “Para essas áreas com oscilação de tensão, a Hercules motores desenvolveu com exclusividade a linha de motores padrões — com o chamado click rural — que atendem a tensão entre 110 e 127V; de 220 até 254V; de 440 até 508V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, são direcionados os motores resistentes a essas ocorrências, que são os da linha IP 44 e IP 55”, alerta.

Segundo ele, para o agricultor garantir uma boa colheita e bons negócios, ele precisa de planejamento e se aprofundar, principalmente, nas novidades tecnológicas que irão contribuir para um trabalho mais assertivo, com mais retorno e lucratividade.

Sobre a Hercules Motores Elétricos

A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande portes. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética. 

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O App pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

Para conhecer mais, acesse o site e assista também ao vídeo.

Inicio Tecnologia Uso de tecnologia de ponta