23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Uso do Pro Lyks na agricultura do Alto Tietê

Uso do Pro Lyks na agricultura do Alto Tietê

 

Flavio Akira Tamaoki

Engenheiro agrônomo da Isaflora

 

Crédito Glaucio Genuncio
Crédito Glaucio Genuncio

Atendendo a crescente demanda do mercado por produtos altamente seguros e eficazes, a Hydroplan-EB, especialista no segmento de polímeros para a agricultura, desenvolveu o Pro Lyks, inovadora solução para higienização e assepsia de materiais vegetais, instalações e equipamentos.

Sua composição e formulação permitem uma ação profunda sobre as sujeiras orgânicas que se formam nos ambientes de cultivo protegido e comprometem a sanidade das plantas, além de remover incrustamentos causados por diversas substâncias, garantindo o bom funcionamento dos sistemas.

Diferencial

Ao contrário da maioria dos sanitizantes empregados para as mesmas finalidades, Pro Lyks tem alto poder de assepsia, agindo diretamente contra micro-organismos, como bactérias, fungos e algas sendo, portanto, altamente seguro e apresentando baixo impacto ambiental.

Sua composição é baseada em princípios ativos de origem natural, sem ação oxidativa, e nas doses recomendadas não agride os tecidos vegetais, além de não possuir efeito corrosivo ou degradante sobre os materiais.

Pro Lyks apresenta-se em duas versões, para uso convencional identificado com rótulo na cor laranja e o 100% natural, para uso em agricultura orgânica, com rótulo verde.

Loremberg Moraes, gerente comercial da Hydroplan
Loremberg Moraes, gerente comercial da Hydroplan ” EB, esteve no Encontro de Hidroponia divulgando a linha de produtos da Hydroplan para o setor hidropônico – Crédito Ana Maria Diniz

Experimentos

Após exaustivos trabalhos experimentais da Hydroplan-EB em parceria com produtores, universidades e a Isaflora (canal de distribuição da Hydroplan-EB na região do Alto Tietê), definiram-se alguns posicionamentos básicos em que o Pro Lyks apresentou-se comprovadamente eficaz, como é o caso do seu uso em sistemas hidropônicos e de fertirrigação.

Amplamente difundido nos cinturões da capital paulista, Pro Lyks atualmente é usado em crescente escala nos trabalhos de limpeza e assepsia dos sistemas hidropônicos em NFT (NutrientFilmTechnique, também conhecida como Fluxo Laminar) para cultivo de hortaliças folhosas. Existem duas metodologias básicas para o emprego do produto em cultivos hidropônicos:

ðLimpeza de choque: método empregado ao final de um ciclo e antes do início do ciclo subsequente, quando existe a possibilidade de retirada total das plantas do sistema. Recomenda-se deixar a caixa de solução com o volume mínimo suficiente para que haja a manutenção de um fluxo contínuo.

Pro Lyks deverá ser adicionado à solução nutritiva em doses mais altas e deixando-se a calda circular por toda a extensão do sistema durante algumas horas. Após esse procedimento, a solução deve ser descartada adequadamente ou passar por processo de filtragem para que possa ser reaproveitada. Não é necessário enxague do sistema após o procedimento.

ðLimpeza preventiva: o método consiste em adicionar uma dose baixa do produto à solução nutritiva para que haja uma remoção lenta e prevenção do aparecimento das impurezas orgânicas e incrustamentos no sistema durante o ciclo de cultivo.

As doses são baseadas no volume de solução e as reposições são, em média, semanais. Após a adição do produto, é normal a formação de espuma na superfície da caixa de solução. A espuma serve para aumentar a superfície de contato do produto, além de funcionar como parâmetro para monitoramento da sua ação, pois é um indicativo de sua atividade.

Alternativas

Pro Lyks também pode ser usado para limpeza de sistemas de irrigação localizada, como tubos gotejadores, microtubos e microaspersores, comumente afetados por problemas de entupimentos por partículas orgânicas e precipitação de fertilizantes.

O produto simplesmente é adicionando à água ou solução nutritiva do reservatório, com a vantagem de poder ser aplicado sobre o sistema radicular ou parte aérea das culturas, sem causar danos.

Outra importante finalidade é o emprego para lavagem de filmes plásticos de estufas e telas agrícolas. No caso de limpeza de filmes, costuma-se diluir o produto na água utilizada para a lavagem.

Adicionando-se o Pro Lyks reduz-se consideravelmente o esforço na remoção da sujeira impregnada, além de reduzir o dano causado à superfície do filme pelo atrito com utensílios abrasivos.

Para as telas agrícolas, foram obtidos excelentes resultados pulverizando-se uma solução concentrada de Pro Lyks sobre a superfície a ser lavada. Após deixar o produto agir por alguns minutos, utiliza-se jato de água em alta pressão.

Vale ressaltar que o uso do Pro Lyks favorece a economia de tempo, mão de obra, água e energia empregada nos trabalhos de limpeza, além de impactar positivamente na vida útil dos materiais plásticos.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Hortifrúti Uso do Pro Lyks na agricultura do Alto Tietê