19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosUso eficiente de fertilizantes organominerais e bioestimulantes foliares

Uso eficiente de fertilizantes organominerais e bioestimulantes foliares

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Os fertilizantes organominerais, aplicados via foliar, aumentam o estímulo da floração e os bioestimulantes promovem a retenção da florada e frutos. Portanto, contribuem para aumento da produtividade

Estão cada vez mais evidentes e comprovados os benefícios das aplicações foliares de produtos organominerais e ou bioestimulantes nas culturas da soja, milho, feijão, café, arroz, etc…

Amaury Diniz, diretor de pesquisa, desenvolvimento e marketing da Apex, explica que os efeitos do uso de tais produtos isoladamente ou associados promovem efeitos diretos na produtividade, com aumentos expressivos, ou seja, mostrando constantemente uma relação custo/benefício altamente positiva.

Enquanto os nutrientes organominerais, quando aplicados via foliar, aumentam o estímulo da floração, os bioestimulantes promovem a retenção da florada e frutos. Sendo assim, o uso de organominerais e bioestimulantes isolados ou associados conseguem dar respostas significativas e diretas na produtividade.

Além de suprirem eventualmente as deficiências minerais, estes produtos, normalmente ricos em substâncias orgânicas, permitem uma assimilação mais efetiva dos nutrientes disponibilizados, como também aumentam o aproveitamento e a translocação dos mesmos dentro da planta, principalmente dos nutrientes de menor mobilidade, tais como o cálcio, o boro, entre outros.

Por outro lado, os bioestimulantes mais específicos permitem que a planta, mesmo sob condições de estresse, tais como calor, frio, excesso de radiação solar, seca, salinidade, etc., continue a se desenvolver e a produzir normalmente, como se estivesse em condições absolutamente normais, ou seja, os bioestimulantes não aumentam a produtividade, mas evitam ou minimizam as perdas.

Essa matéria você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultura movimenta R$ 2,7 bilhões em defensivos agrícolas

Estudo FarmTrak, da consultoria Kynetec, envolveu quase 1,1 mil produtores em 350 municípios das principais regiões produtoras do grão; Minas Gerais e Espírito Santo permanecem à frente em área cultivada e investimentos.

Manejo e ambiente ideal para cultivo de salsão

Originário da Europa, região do Mediterrâneo, pertencente à família Apiácea, a mesma da salsa, cenoura e mandioquinha-salsa, também conhecido como aipo, aipo-branco, aipo-rábano, aipo-tronchudo ou aipo-gigante, o salsão é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado.

Plante suas pimentas e colecione sabores e ardências diferentes

As pimentas são muito presentes na culinária brasileira e internacional, muitas vezes com papel de destaque como temperos e até mesmo como prato principal....

Controle biológico conservativo do bicho-mineiro em cafeeiro

Paulo Rebelles Reis Engenheiro agrônomo, doutor em Ciências e pesquisador da EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro e do CNPq paulo.rebelles@epamig.ufla.br O bicho-mineiro das folhas do cafeeiro, Leucopteracoffeella, Guérin-Mèneville&Perrottet,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!