V Seminário Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente

0
127

 

Evento acontece dia 13 de novembro na Unesp de Sorocaba

No dia 13 de novembro de 2015 a Unesp ” Câmpus de Sorocaba, por meio do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), a Prefeitura Municipal de Sorocaba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA) e o Sindicato Rural, estarão promovendo o V Seminário de Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente.

O objetivo desse evento é discutir e sensibilizar a comunidade sobre a importância da integração agricultura, urbanização e meio ambiente para o desenvolvimento e qualidade de vida do município de Sorocaba.

O evento tem como público alvo professores universitários, estudantes de graduação e pós graduação da Unesp e de outras instituições de ensino superior de Sorocaba, relacionadas principalmente as áreas de meio ambiente, engenharia e arquitetura; produtores rurais; representantes de sindicatos e associações agrícolas; representantes dos conselhos municipais correlatos (CMDES ” CMT ” COMAPA) e de secretarias municipais.

O programa do evento contempla uma apresentação de avaliação de aspectos, impactos e danos ambientais realizados por alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental da UNESP, Campus de Sorocaba, como parte das atividades das disciplinas de Estudo de Impacto Ambiental e Gestão Ambiental, sob a responsabilidade do Prof. Gerson Araujo de Medeiros e apoiada pelo doutorando do PPGCA e Eng. Ambiental Felipe Hashimoto Fengler. Tais avaliações serão discutidas com a comunidade de Sorocaba na palestra: “Percepções sobre o meio ambiente de Sorocaba segundo a ótica dos alunos de Engenharia Ambiental da UNESP“ que será coordenada por Felipe Fengler, com a participação dos alunos de graduação.

Na sequência será discutida uma alternativa econômica para a promoção da conservação ambiental na região de Sorocaba por meio do pagamento de serviços ambientais, tema tratado pelo Advogado Fabio Manfredini, doutorando do PPGCA, em sua dissertação de mestrado, também desenvolvida no PPGCA. Nesse contexto, a palestra intitulada “Perspectiva de Pagamento por Serviços Ambientais na região de Sorocaba“ deverá suscitar diversas discussões, pela contemporaneidade do tema.

No encerramento do evento será promovido um debate mediado pelo Arquiteto Iwao Akamatsu, empresário rural e Presidente do COMAPA de Sorocaba, e pelo Prof. Gerson Araujo de Medeiros, da Unesp ” Câmpus de Sorocaba, no período das 11:30 às 12:30.

O evento vem consolidar a inserção da Unesp, Câmpus de Sorocaba, por meio de seus cursos de graduação e pós graduação, nas questões emergentes da sociedade sorocabana relacionadas a agricultura, meio ambiente e urbanização.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 15 3316-1647, com Monica. O local do evento será o Anfiteatro da Unesp, na Avenida Três de Março 511. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

Informações sobre o evento

Data: 13 de novembro de 2015

Local: Anfiteatro da Unesp ” Instituto de Ciência e Tecnologia (Unesp-ICT)

Endereço: Av. Três de Março 511, Alto da Boa Vista ” Sorocaba ” SP

Inscrição: gratuita, realizada no dia e local do evento. Ao final do evento serão emitidos certificados de participação.

Limite: 60 participantes

Programação

8:30 às 9:00 ” Recepção e inscrições

9:00 ” 10:00 ” Abertura e comentários gerais

Primeira palestra:
Tema: Percepções sobre o meio ambiente de Sorocaba segundo a ótica dos alunos de Engenharia Ambiental da Unesp
Palestrante: Felipe Hashimoto Fengler, Engenheiro Ambiental, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp, Câmpus de Sorocaba, e alunos do 7º termo do curso de Engenharia Ambiental da UNESP ” ICT.
10:00 ” 10:30

Coffee Break
10:30 ” 11:00

2ª palestra:
Tema: Perspectiva de Pagamento por Serviços Ambientais na região de Sorocaba.
Palestrante: Fabio Manfredini, Advogado, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp, Câmpus de Sorocaba.
11:30 ” 12:30

Debates ” Mediadores
Arquiteto e Urbanista Iwao Akamatsu ” Presidente do COMAPA
Prof. Gerson Araujo de Medeiros “UNESP-ICT

Apoio: COMAPA, Unesp, Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, Sindicato Rural de Sorocaba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho