17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVale a pena vender agora a soja 22/23?

Vale a pena vender agora a soja 22/23?

Crédito Fernando Gomes

Existem dois problemas para se negociar antecipadamente a safra 2022/23, aponta a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica. Pelo lado do produtor, o receio é com o custo elevado e o clima, o que provoca dúvidas sobre o quanto vai se conseguir plantar – tal como ocorreu no ano passado. 

Por outro lado, os compradores estão com medo dos fretes, cujas altas não são previsíveis e, por isso, não querem comprar FOB, mas não encontram vendedores CIF. “A solução, como estamos cansados de afirmar, são as fixações de preço nos mercados futuros, sem comprometimento do físico. Isto pode ser uma boa saída, tanto para vendedores, quanto para compradores”, apontam os especialistas.

De acordo com a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica, apesar da forte alta na cotação de julho na última sexta-feira, 13 de Maio, ela ainda está “relativamente baixa em relação ao nível mais elevado em que já esteve em abril”. Confira o que mais mexe no preço:

*O avanço do plantio do milho diminui a transferência de área para a soja: A grande notícia desta sexta-feira foi a do avanço das lavouras de milho, o que afastaria boa parte da expectativa de que seriam transformadas em lavouras de soja. Com isto, se produzirá menos soja e os preços voltaram a subir.

*Novas vendas para a China: Outra boa notícia foi a continuidade da demanda da China, que voltou a comprar nesta sexta-feira (já foram quase 18 navios nesta semana), o que significa manutenção da boa demanda.

*Esmagamento recorde: O mercado espera o anúncio de um esmagamento recorde de soja durante o mês de abril, o que também contribui para aumentar a demanda e a redução dos estoques finais. O mercado espera que a NOPA anuncie que 4,69 MT de soja foram esmagados em abril. Isso seria um recorde para abril, se realizado, embora um recuo sobre o total de março.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alternativa para alta produtividade da soja

Melhore a produtividade da sua soja com um manejo fisiológico inteligente.

Mato Grosso atinge mais de 83% das áreas semeadas com soja

De acordo com o mais recente boletim atualizado do Instituto Mato Grossense de ...

Soja ganha novos herbicidas

Portfólio da multinacional portuguesa Ascenza, para a sojicultura brasileira, terá disponível no total 20 novos produtos até 2025

Tratamento de sementes com nutrientes e bioestimulantes na produtividade da soja

Aplicação adequada de novas tecnologias no plantio de soja tem mostrado também incrementos expressivos na quantidade de raízes das plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!