27.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 18, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Notícias Valéria Vidigal, mulher Agro na Bahia

Valéria Vidigal, mulher Agro na Bahia

Fotos: Arquivo pessoal

Mineira de Viçosa (MG), Valéria Vidigal mora em Vitória da Conquista (BA) há quase 28 anos. Seu trabalho é dedicado às artes plásticas e à cafeicultura, onde faz um trabalho a nível nacional em sua Fazenda Vidigal.

Formada pela Universidade Federal de Viçosa, desde quando chegou à Bahia começou a ministrar curso de pintura, trabalhou em rádio, jornal e televisão. E a partir de 1994 adquiriu uma das suas primeiras fazendas de café na região do Planalto da Conquista. Entre as propriedades está a Fazenda Vidigal, que ela escolheu para transformar em uma fazenda turística e sede de um dos eventos mais importantes da cadeia do café.

Idealizado por ela, o Encontro Nacional do Café está na sua 14º edição, e irá acontecer no segundo semestre. Em 2020, vem com uma data muito especial, que é a comemoração do Cinquentenário dos Cafés do Planalto da Conquista.

Em 2010 lançou o livro ‘Café, a Saga de um Herói’, com a ajuda de vários colaboradores registrando a história do café na Bahia. O livro é todo ilustrado com as obras da Valéria Vidigal. Nesse mesmo ano, ilustrou a capa e os capítulos do livro ‘Café & Saúde’, de autoria do Dr. Darcy Lima, além dos anais de congressos e anuários de café existentes no Brasil, um trabalho iniciado em 2003.

Mulher das artes plásticas com a temática única e exclusiva do café, recebeu várias homenagens e títulos na sua carreira, Título de Cidadã Conquistense e Baiana, Medalha Mérito Cafeeiro pela Fundação Procafé, e nesse ano do dia 11 de março, recebeu da Câmara Municipal da Vitória da Conquista o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, pelo Dia Internacional da Mulher.

Origem cafeeira

Filha do saudoso professor João da Cruz Filho, engenheiro agrônomo e fitopatologista, inventor da calda viçosa, Valéria tem seu pai como fonte inspiradora para continuar trabalhando em prol da cafeicultura.

Na Bahia, seu trabalho é consagrado pela força da mulher Agro. Mãe de três filhos, Rafaela, Isabela e Renato, é casada com o engenheiro agrônomo Gianno Brito, seu parceiro também de trabalho. Vidigal tem a garra da mulher brasileira.

“Para mim, trabalhar em prol da cafeicultura é muito gratificante, pois é uma cultura que, além de o Brasil ser o maior produtor do mundo, também é a segunda bebida mais consumida. Amo fazer parte das famílias produtoras de café, e pintar essa cultura nas telas, para mim, é fazer história por meio das artes plástica. Café com Arte é a minha assinatura, se eu posso dizer assim!”, finaliza Valéria Vidigal.

Inicio Notícias Valéria Vidigal, mulher Agro na Bahia