22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiVantagens das calhas de isopor para as HF

Vantagens das calhas de isopor para as HF

Fotos Gilberto Almeida
Fotos Gilberto Almeida

Já conhecidas no mercado pelo alto rendimento, as calhas de isopor® para plantio de morango, pimentão, tomate, pepino e folhosas, tem inúmeras vantagens, por exemplo, não é necessário cortar as raízes para o plantio do morango, pois é possível acomodá-las facilmente, independentemente do tamanho. “Sabemos que a reserva de energia para o desenvolvimento inicial está nas raízes, portanto, não podá-las para o plantio proporciona um arranque inicial significativo“, considera Gilberto Almeida Santos,sócio-diretor na Frutas Almeida Santos.

Há, ainda, toda a facilidade para o plantio, pois o acesso ao substrato é total, o que possibilita bom espaço para manejo das mudas na hora do plantio, evitando assim a dobra das raízes e a criação de bolsas de ar, que levaria a planta à morte. Também se observa melhor perfilhamento.

 As calhas são comercializadas pela Frutas Almeida Santos, que teve a patente requerida e está na vanguarda quando o assunto é temperatura das raízes e alta produtividade.

A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato - Fotos Gilberto Almeida
A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato – Fotos Gilberto Almeida

Calhas servem como base

Segundo Gilberto, as calhas de isopor® servem como base para o substrato que, por sua vez, serve para a fixação das plantas. O que difere este sistema de qualquer outro são as propriedades térmicas que mantêm a temperatura na zona radicular muito mais favorável à absorção de nutrientes.

“Tivemos um aumento de 14% nas vendas em 2016, sem dúvida um reflexo dos resultados positivos na produtividade obtida pelos produtores. E 4% deste crescimento é devido a clientes que estão ampliando o número de estufas com nosso sistema“, relata orgulhoso Gilberto.

Dentre as parcerias, ele destaca a Fazenda Morada Verde, em Uberlândia,sob gestão de Tiago Tinti Corrêa, onde foi montada uma estufa climatizada. “Lá conseguimos entender ainda mais a planta do morangueiro, com respostas que obtivemos ao manipular a temperatura, incidência de luz e nutrição. Verificamos também o comportamento de doenças e pragas“, aponta o especialista Gilberto.

Nos testes realizados neste ambiente controlado ele atestou a eficiência das calhas de isopor®, chegando a registrar uma diferença de 5ºC na temperatura do substrato em comparação a outros sistemas de cultivo, principalmente se estes forem de plástico preto. “Nas calhas de isopor® mantivemos a temperatura dentro do ideal para absorção de nutrientes“, afirma.

A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato - Fotos Gilberto Almeida
A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato – Fotos Gilberto Almeida

Mais conhecimento

 

Com palestras e cursos ministrados em todo o Brasil, a Growing Frutas Almeida Santos repassa conhecimento a produtores, investidores e iniciantes no cultivo. “Seguimos à risca nosso slogan – Cultivando Qualidade Semeando Tecnologia.Auxiliamos produtores e investidores nas tomadas de decisão, pois são muitas variáveis, de acordo com cada região.Como exemplo, na configuração de espaçamento das plantas em 165 m² podemos ter uma diferença de até 400 quilos de morango. Oferecemos um serviço de consultoria/assistência que vai desde o melhor espaçamento entre gotejadores até a nutrição de plantas, baseado no calendário fenológico de cada uma delas“, detalha Gilberto.

A Growing Frutas Almeida também é muito questionada por quem busca fertilizantes, estufas, substrato, sensores, arcos, plásticos e telas. “Fornecemos aos nossos clientes uma lista completa com esses contatos e especificações do material. Atualmente, ao fazer um plano de negócios ou expansão, o tempo de execução e o sincronismo são fundamentais“, considera.

Para ele, de todas as variedades de morangueiro disponíveis, a San Andreas é a que tem apresentado melhor resultado, não só na produtividade como também na manutenção, pois não solta tanto cipó, e com manejo equilibrado tem frutos grandes e doces.

 

A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato - Fotos Gilberto Almeida
A Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato – Fotos Gilberto Almeida

Curso

Nos dias 10 e 11 de fevereiro a Growing Frutas Almeida Santos realizou o Curso de Cultivo em Substrato, com palestras dos doutores Pedro Furlani, Jorge Barcelos, Fernando Sala, ElcioSteyding, Tiago Tinti e Gilberto Almeida.

Na ocasião estiveram presentes produtores, agrônomos, investidores e entusiastas de todo o Brasil.O evento contou com a participação das empresas Conplant, HolamGrow, Solpack, Fercam, Ginegar e com a divulgação da revista Campo e Negócios.

Essa matéria você encontra na edição de março 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panorama nacional da produção de banana

Maria Geralda Vilela Rodrigues Engenheira agrônoma, D.Sc. e pesquisadora da Epamig Norte/bolsista da FAPEMIG magevr@epamig.br   O cultivo da banana é praticado em todo o território nacional,...

Panorama nacional da produção de pêssego

Leo Rufato leo.rufato@udesc.br Aike Anneliese Kretzschmar Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina " Lages Pricila Santos da Silva Doutoranda em Produção Vegetal - Universidade do Estado de...

Eldorado Brasil leva inteligência artificial para a Silvicultura

  Do campo até a fábrica, a Eldorado Brasil adota as mais modernas práticas de mercado para garantir a produtividade e a qualidade da celulose...

I Workshop sobre manejo de tomate e folhosas

Evento na Esalq abordará novas tecnologias aplicadas à nutrição e ao combate de estresses Acontecerá dias 9 e 10 de março, na Escola Superior de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!