18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Vantagens do mulching para o limoeiro

Vantagens do mulching para o limoeiro

Ana Claudia Costaanaclaudia.costa@ufla.br

Leila Aparecida Salles Pioleila.pio@ufla.br

Professoras do curso de Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Limoeiro – Crédito: ElectroPlastic

A demanda por alimentos mais saudáveis, de melhor qualidade, com elevado valor nutricional e produzidos em sistemas menos agressivos ao ambiente gerou a necessidade do levantamento de informações técnicas que proporcionem produções de frutos de citros com qualidade e que atendam à preservação ambiental.

O uso da cobertura do solo para citros pode contribuir com o aumento da produtividade e assim, com a permanência de pequenos produtores na citricultura.

Como funciona

A cobertura de solo (“mulching”) é um sistema de proteção que utiliza diversos tipos de materiais para cobrir o solo, buscando oferecer melhores condições à planta. A técnica é tão antiga quanto as florestas, que deixam uma manta espessa de folhas sobre a superfície e funciona como uma barreira entre solo e atmosfera, promovendo um efeito isolante.

As coberturas mais tradicionais são matérias orgânicas vegetais: capim, palha, bagaço, casca e outros que estejam disponíveis. Existem também materiais inertes, como pedra, cascalho, carvão, papel tratado, etc.

Entretanto, nenhum desses supera a utilização do plástico, devido a sua diversidade na composição, disponibilidade no mercado, facilidade no manejo e custo acessível.

Características

Os filmes para a cobertura de solo são de polietileno de baixa espessura e limitada largura, apresentando diversas cores: transparente, preta, branca, prateada, parda, verde etc. Os transparentes são mais utilizados nas regiões frias, por causa do efeito estufa sobre o solo, porém, não controlam as plantas daninhas. Em oposição, o filme preto não causa o efeito estufa, porém, controla as plantas daninhas e é mais resistente, sendo o mais utilizado no Brasil.

Os filmes de outras cores apresentam características intermediárias. Observa-se que o filme preto absorve muito calor recebido, aquecendo-se e podendo provocar queimaduras nas partes mais sensíveis da planta, com as quais esteja em contato direto.

Uma opção interessante, já oferecida pelo mercado, é o filme dupla face: preto na face interna – opaco e mais resistente – e branco ou prateado na externa – reflete a luz e não se aquece tanto. Além disso, os filmes plásticos podem ser repelentes à água ou permeáveis, permanente ou fotográfico, biodegradável, refletivo ou não, havendo muitas opções no mercado.

Benefícios

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Vantagens do mulching para o limoeiro