23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Variedade de feijão viabiliza colheita mecanizada

Variedade de feijão viabiliza colheita mecanizada

Filipe Chaves Moreira

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), bolsista de iniciação científica da EPAMIG e membro do Núcleo de Estudos em Cafeicultura

filipemoreira@necafufla.com.br

Gustavo Pinto Rezende

Graduando em Agronomia pela UFLA, membro do Núcleo de Estudos em Soja e Feijão

 

 VAriedade adequada de feijão viabiliza colheita mecanizada - Crédito Indústrias Colombo
VAriedade adequada de feijão viabiliza colheita mecanizada – Crédito Indústrias Colombo

O Brasil planta aproximadamente 4,1 milhões de hectares por ano de feijão, colhendo cerca de 3,2 milhões de toneladas nas três safras. Atualmente, a colheita mecanizada já representa 70% do total, e a tendência é o aumento dessa porcentagem.

A mecanização

Sendo o feijão um dos principais pratos da cultura nacional e, portanto, muito importante economicamente, uma diminuição nos custos de produção que aumentaria a margem de lucro do agricultor seria muito interessante.

A colheita mecânica foi uma alternativa para isso, pois representa menos de um terço do valor gasto com a colheita manual, além de trazer uma colheita mais rápida, que também é algo buscado pelo produtor.

Opções em maquinários

Os produtores estão bem servidos de maquinários. As perdas provenientes do uso de máquinas são mínimas, hoje, devido ao avanço tecnológico. A tecnologia tem tornado cada vez mais o uso de mecanização na colheita uma realidade nas lavouras brasileiras.

Variedade de feijão x mecanização

Cultivares que apresentam um porte mais alto e ereto, e maturação uniforme possuem um ângulo de ramificação fechado. As primeiras vagens em uma altura maior e resistência ao acabamento devem ser preferencialmente escolhidas, pois essas características facilitam a utilização de maquinário na colheita.

De acordo com as características interessantes para a colheita mecanizada citadas acima, o produtor pode procurar um dos vários centros de pesquisas no Brasil para encontrar uma variedade em que possa aliar alta produtividade com a colheita mecânica. Dentre elas, destacam-se: IPR Campos Gerais, IPR Tuiuiú, IPR 139, IPR Corujinha, IPR Tiziu, IPR Juriti, IPR Uirapuru e IAPAR 81.

Manejo

O feijão deve ser semeado uniformemente em uma área previamente preparada, plana, sem buracos, raízes e plantas daninhas. A lavoura deve ser bem conduzida, com controle de plantas daninhas, pragas e doenças e receber adubações nitrogenadas em cobertura na época recomendada.

A uniformidade de maturação das plantas é fundamental para a colheita, que deve ser feita na época certa, visto que fora de época aumenta a perda de grãos. E, por fim, o mais importante, o produtor deve contar sempre com assistência técnica e profissionais que possam auxiliá-lo no melhor caminho para alcançar seu sucesso.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui para adquirir já a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Variedade de feijão viabiliza colheita mecanizada