Variedades de acerola para cultivo na Alta Paulista

0
33
Acerola – Crédito: Shutterstock

Pesquisa paulista identifica três variedades de acerolas ideais para serem cultivadas na Alta Paulista, região que congrega boas condições de clima para a produção da fruta, além de agroindústria de polpas, voltadas à comercialização.

O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da APTA Regional e pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), instituições ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além da colaboração de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Após avaliação criteriosa de sete variedades de acerola, cultivadas em pomar experimental instalado no Polo Regional de Adamantina da APTA desde 2006, os pesquisadores identificaram que as mais indicadas para as condições de clima e solo da Alta Paulista são as variedades Olivier, Apodi e Frutacor. “A variedade Olivier seria a primeira opção para as condições de clima e solo da região e, preferencialmente, deveria ter maior proporção de área de implantação do pomar comercial de acerola”, afirma Mauricio Dominguez Nasser, pesquisador da APTA Regional de Adamantina.

Os resultados de produtividade demonstraram que as variedades Apodi e Frutacor, selecionadas pela Embrapa alcançaram valores de 22 a 25 toneladas de acerola por hectare, e a Olivier, selecionada por produtor de Junqueirópolis-SP, produziu 30 toneladas com média de 90 kg de frutos por planta. O cultivo foi avaliado em condições de sequeiro, ou seja, sem utilizar irrigação ao longo de todo o período da pesquisa.

“Desde meados da década de 90, a variedade Olivier é cultivada na região pelos produtores rurais. Atualmente, estima-se que esse material genético é o mais plantado nos pomares comerciais da Alta Paulista, porém faltava validação científica por parte da pesquisa, principalmente quanto à produtividade a campo”, explica o pesquisador da APTA Regional.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.