14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVegetação nativa e biodiversidade do cerrado são registradas em ensaio fotográfico

Vegetação nativa e biodiversidade do cerrado são registradas em ensaio fotográfico

Divulgação

A proteção e conservação da biodiversidade é um dos caminhos para combater as mudanças climáticas e evitar a consequente degradação da fauna e da flora. Com o objetivo de fomentar a conscientização ambiental em torno do Cerrado brasileiro, a BASF e a Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade criada e mantida desde 2005 pela companhia, em parceria com a Bem Brasil Alimentos e a Fazenda Água Santa, realizaram uma iniciativa para celebrar a biodiversidade do Cerrado e para mostrar que conservação e produtividade agrícola convivem em harmonia.

O projeto resultou em diversas fotografias, vídeos, materiais de comunicação e a estruturação de um programa de visitação para as pessoas conhecerem a realidade de uma fazenda com alto grau de tecnologia na produção e que contribui para a conservação do Cerrado. As imagens foram registradas dentro da fazenda — uma instituição que mantém um sistema de manejo agrícola da bataticultura, além de contar com produção de cereais, café e eucalipto -, localizada em Perdizes (MG), que conta com uma expressiva área de reserva ambiental. A fazenda é lar de mais de 230 espécies de aves, o que representa cerca de 2% de todas as aves conhecidas no planeta. Além do número impressionante, os profissionais envolvidos no projeto documentaram jaguatiricas, lobos-guará, onças-pardas, sucuris, capivaras, queixadas, veados, tatus, raposas, gambás, tamanduás e pelo menos quatro espécies de primatas.

“O Cerrado é frequentemente descrito como uma savana, no entanto, é muito mais do que isso. É uma matriz complexa e multifacetada de muitos microhabitats. Um projeto como esse está ajudando a estabelecer um novo paradigma no agronegócio: produtividade e conservação da natureza podem andar juntos”, comenta Tiago Egydio, biólogo e consultor em Gestão para Sustentabilidade e em Projetos de Conservação Ambiental na Fundação Espaço ECO.

O Cerrado brasileiro tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio da biodiversidade global, já que corresponde a quase 5% de toda a formação savânica existente no planeta. Além do destaque para fauna e flora, o bioma também abriga nascentes das principais bacias hidrográficas do país e da América do Sul.

“Para a BASF, a sinergia entre conservação ambiental e produção agrícola, algo que podemos ver de forma tão significativa nesta iniciativa da Fazenda Água Santa e a Bem Brasil Alimentos, é fundamental. Todas as nossas soluções e tecnologias desenvolvidas levam em conta este equilíbrio entre produzir mais preservando o meio ambiente. Os resultados fotográficos deste projeto mostram que a cooperação entre BASF e NASC está no caminho certo”, afirma Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para Agricultura da BASF.

O material completo pode ser encontrado no website da Bem Brasil Alimentos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Análise de solo é um importante instrumento para diagnóstico da fertilidade da cenoura

  Mara Lúcia Martins Magela maralumm@hotmail.com Vinícius William Borges Rodrigues Doutorandos em Agronomia/Fitotecnia " Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Regina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas...

Solução para controlar pragas é o manejo integrado da paisagem agrícola

Fazendas vizinhas devem ser tratadas como uma única propriedade quando se trata de controle de pragas "Solução para controle de pragas não é o manejo integrado...

Cafeicultores participam da Feira do Cerrado

Primeiro dia do evento organizado pela Cooxupé recebeu mais de 2,4 mil cooperados.

Novas cultivares com resistência a cisto e moderada resistência a galha

A Gurupi Sementes preparou para a Femec, nesse ano, um lançamento e um pré-lançamento para 2018. Trata-se de duas cultivares com resistência a nematoides...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!