22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasVegetais com controle biológico têm menor intensidade de carbono que os convencionais

Vegetais com controle biológico têm menor intensidade de carbono que os convencionais

Divulgação
As emissões foram avaliadas pelo método de câmeras estáticas

O uso de boas práticas agrícolas, como o manejo integrado de pragas (MIP) e aplicação de bioinsumos, pode reduzir em até 42% (de 0,019 para 0,011 kg CO2/kg de vegetais produzidos) a intensidade de carbono no cultivo do pimentão e em 17% (de 0,016 para 0,014 kg CO2/kg de vegetais produzidos) na berinjela, segundo trabalhos demonstrativos de campo da Promip, empresa pioneira em controle biológico no Brasil.

O levantamento foi realizado em Engenheiro Coelho (SP) e comparou a emissão de gases de efeito estudo no MIP e no manejo convencional. As emissões foram avaliadas pelo método de câmeras estáticas e as amostras analisadas pela empresa Delta CO2. Posteriormente os quilos de CO2 emitidos foram comparadas com as quantidades de pimentões e berinjelas produzidas para se chegar à intensidade de carbono.

O trabalho demonstrativo faz parte do Programa MipExperience, também promovido pela Promip, para difundir a prática entre os agricultores e oferecer soluções viáveis ao produtor do ponto de vista econômico e ambiental, com a associação das melhores ferramentas dos controles biológico e químico e também da época certa de cada aplicação. “Com o impacto positivo na redução das emissões de gases de efeito estufa, o agricultor certificado pelo Programa, muito em breve poderá usar os créditos de carbono em seu benefício, como moeda verde para financiamentos ou troca com grandes emissores, como algumas indústrias ou o varejo”, explica Marcelo Poletti, CEO da Promip.

Certificação

A certificação do Programa MipExperience foi lançada recentemente e gera um selo para os produtores certificados, que passam por uma extensa qualificação e monitoramento para a adoção do MIP e dos produtos biológicos, seguidos de uma auditoria.

O certificado tem o aval do Programa de Boas Práticas Agrícolas do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e apoio da rede varejista Carrefour, que vai utilizar o selo nos produtos vendidos nas gôndolas de seus supermercados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pragas em eucalipto, como combater?

Autora Katia Regina Pichelli Analista da Embrapa Florestas katia.pichelli@embrapa.br Entre as principais pragas do eucalipto destacam-se os pequenos insetos, tais como: pulgões, percevejos, psilídeos...

Sindiveg lança curso on-line e gratuito sobre controle biológico

Módulo desenvolvido com a colaboração da Embrapa Meio Ambiente reflete o compromisso do Sindicato com a inovação e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro

Qual é o potencial do mercado brasileiro de carbono?

A mídia internacional tem dado maior destaque para o tema da sustentabilidade, e parece ...

Macro parasitoides superam resistência de percevejos e destacam-se no controle de pragas

Com as mudanças climáticas, o inseto está atacando cada vez mais cedo durante o ciclo da soja. Manejo preventivo e integrado diminui a pressão do percevejo e ganha ainda mais relevância com as novidades do mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!