18.1 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado Vem aí uma nova Safra Agrícola, cheia de mudanças climáticas e mais...

Vem aí uma nova Safra Agrícola, cheia de mudanças climáticas e mais exigente no trato cultural

Um dos principais desafios nesta safra é o controle da ferrugem asiática - Crédito Ana Maria Diniz
Um dos principais desafios nesta safra é o controle da ferrugem asiática – Crédito Ana Maria Diniz

O sul do Brasil possui características climáticas que tradicionalmente sempre foram estáveis, salvo algumas regiões pontuais; que sempre garantiram o cultivo de lavouras de maneira tranquila.

E este último ano, apresentaram mudanças significativas de comportamento no tempo, como o calor ao longo do inverno e agora, chuvas abundantes na primavera, com oscilações de temperatura bastante importantes ao longo do dia.

Ao contrário do que muitos acham, isso interfere sobremaneira nas APLICAÇÕES DOS DEFENSIVOS, tornando o processo ainda mais complexo do que já era.

Manejos que antes eram feitos sem nenhum “segredo“. Agora estão impondo cuidados extras, tanto nas combinações dos Ativos no Tanque de Pulverização, como em relação à atenção para Temperatura e Umidade Relativa.

O uso de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, e de produtos acessórios, como são chamados os ADJUVANTES SINTÉTICOS, estão se mostrando imprescindíveis.

A INQUIMA vem ao longo dos anos realizando diferentes experimentos com renomadas Instituições de Pesquisas, tanto na linha de cereais, como também na cultura da Batata em especial. Isso para garantir a melhor qualidade e entregar o produto específico que a recomendação agronômica espera.

Estas Pesquisas avalizam os 15 anos de campo que o portfólio da Companhia tem como histórico pelo Brasil afora.

Importante destacar que o uso puro e simples de um ADJUVANTE, sem que o pulverizador esteja devidamente regulado/ajustado, equipado com Pontas de Pulverização condizentes, não trará todo o benefício esperado.

Também há que se considerar que algumas combinações no Tanque estão se mostrando incompatíveis, e, portanto não deveriam mais ser recomendadas ou, utilizadas. Leia-se: Glyphosate com os Micros, porque ele tira a eficácia dos Foliares e perde a sua; ou, WG com EC. São combinações “inviáveis“.

Produtores ou, recomendantes mais experientes poderão dizer: “fiz isso minha vida toda e sempre deu certo“. Pois é… pode ser que muitas vezes a sorte tenha estado ao lado e, por conta dela, deu certo. Mas, química e fisicamente estes dois exemplos são fatos.

Na cultura da Batata o processo de aplicação é muito mais delicado e exigente.

Por ser uma planta com vida reprodutiva extremamente rápida, não permite erros. Qualquer injúria ou, a presença de um ADJUVANTE que possa modificar o Ativo, causam prejuízos inestimáveis.

Mais uma vez a INQUIMA, preocupada com a vitalidade e sanidade das lavouras, busca incessantemente informações junto aos Pesquisadores e Produtores Rurais, que possam contribuir para resolver eventuais gargalos técnico-operacionais.

Você jamais verá a nossa Equipe recomendando um produto do nosso Portfólio que não esteja devidamente testado a aprovado para uso nas condições indicadas. Isso é um compromisso nosso com o mercado.

Cabe ao produtor rural e ao seu recomendante agronômico avaliar… e digerir as informações existentes e disseminadas, por nós e por diferentes Instituições, a fim de que possa escolher o melhor Produto para a sua lavoura.

Frisamos veementemente que os ADJUVANTES não são todos iguais. Agem de maneira distinta no Tanque de Pulverização, na presença dos Ativos, e depois, na aspersão pelas Pontas de Pulverização.

A existência de novos procedimentos para o trato cultural e, a disponibilidade de aditivo/adjuvantes sintéticos, faz com que o campo seja um local onde o trabalho agrícola convive de maneira responsável e com respeito ao meio ambiente e a saúde humana.

Inicio Mercado Vem aí uma nova Safra Agrícola, cheia de mudanças climáticas e mais...