Vencedor do 14º Fórum Nacional de Máxima Produtividade

Nesta edição, na área escolhida para o concurso – rotação de trigo para soja – o produtor realizou o manejo padrão, com correção de solo, construção de bom perfil, manejo de pragas, doenças e nutrição.

0
39
Foto Divulgação

O vencedor do 14º Fórum Nacional de Máxima Produtividade – CESB 21/22, Matheus Leonel Nunes Alves, é produtor de soja, feijão, milho, trigo e citrus na cidade de Pilar do Sul (SP). Nascido e criado no sítio que pertencia a seu avô e depois passou pelo pai, hoje é engenheiro agrônomo e o responsável – junto com o irmão – pela fazenda da família, que possui 300 hectares. 

Participando do concurso pela segunda vez, o produtor foi campeão estadual em São Paulo, na safra 2018/2019, na categoria CESB Sequeiro. Nesta edição, na área escolhida para o concurso – rotação de trigo para soja – realizou o manejo padrão, com correção de solo, construção de bom perfil, manejo de pragas, doenças e nutrição.

Com o apoio da Corteva, o produtor utilizou três produtos do portfólio de Proteção de Cultivos e conquistou o 1º lugar nacional e a máxima produtividade, 126,85 sc/ha, o que reforça o comprometimento da empresa em entregar soluções que auxiliam na produtividade da agricultura brasileira.

O Vessarya®, fungicida eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, oídio e DFCs (doenças de final de ciclo) tais como a mancha-alvo e mancha-de-cercospora. Possui formulação inovadora, com tecnologia Onmira Active, que dispensa o uso de óleo nas aplicações e possui atributos importantes como alta sistemicidade e efeito translaminar, que trazem melhor absorção e menor risco de lavagem pelas chuvas.

O Expedition®, uma nova ferramenta para o manejo de percevejos. Com uma formulação exclusiva da Corteva, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Na soja, auxilia os agricultores a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade.

E Verdict Max®, herbicida indicado para o controle do capim-amargoso e demais gramíneas, com formulação 4.5 vezes mais concentrada que o Verdict R®. O produto chega até a raiz da planta daninha e, assim, evita que outras invasoras nasçam.


Realizado anualmente pelo Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja visa reconhecer os melhores sojicultores do país nos sistemas irrigado e sequeiro. Equipes técnicas do CESB auditam e analisam lavouras, onde, todo o conhecimento e as técnicas adquiridas ao longo dos anos de Desafio CESB, são compartilhados entre produtores e consultores técnicos, possibilitando aos mesmos, extrair o potencial máximo desta importante cultura.