22.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesVeracel lança solução para ampliar a produtividade de seu viveiro de mudas

Veracel lança solução para ampliar a produtividade de seu viveiro de mudas

Ferramenta monitora todas as variáveis que impactam o desenvolvimento dos novos eucaliptos da empresa e permite uma tomada de decisão mais rápida para evitar perdas de produção.

Um dos momentos de irrigação das mudas na área responsável pelos futuros eucaliptos da empresa (foto: Divulgação Veracel)

A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, acaba de implementar uma solução de monitoramento para seu viveiro de mudas e, em pouco mais de um mês de operação, a tecnologia já tem apresentado ganhos na gestão da produção das mudas de eucalipto. A nova ferramenta permite um controle mais preciso das condições ideais para o desenvolvimento das mudas, garantindo um melhor aproveitamento e apoiando a implementação de melhorias nos processos da área.

O viveiro é responsável por manter a produção mensal de mais de 4 milhões de novas mudas, em diferentes estágios de desenvolvimento, para que estejam saudáveis e aptas para o plantio de novas florestas da empresa, de acordo com o cronograma de plantio da companhia.

A ferramenta foi desenvolvida dentro da plataforma PIMS (Plant Information Management System), que é amplamente utilizado em operações industriais, inclusive da própria Veracel. Para o uso no viveiro, ela foi adaptada em parceria com a área de Tecnologia da Informação da empresa de forma personalizada para monitorar variáveis como a temperatura e umidade das estruturas de produção de mudas, o controle de abertura das portas e janelas de ventilação, a frequência de irrigação, os indicadores de uso de água e o acompanhamento de diversos outros sistemas de automação necessários para o desenvolvimento das plantas.

Antes da implementação da nova solução, a empresa acompanhava o histórico de desempenho dos equipamentos por meio dos painéis disponíveis na área e pelo registro dos relatórios das equipes, feitos em planilhas. Agora, com uma ferramenta única, a companhia dispõe de um arquivo completo, com o histórico de todos os equipamentos e as atividades do viveiro em tempo real, o que permite uma atuação muito mais rápida quando um problema é identificado.

“A produção de celulose começa a ser materializada aqui no viveiro, e qualquer pequeno desvio de temperatura ou umidade pode trazer impactos grandes, como perdas significativas de até mesmo lotes inteiros de mudas”, destaca o coordenador de Produção de Mudas, Rafael Henrique da Silva. “Essa inovação é muito importante para podermos atuar de imediato em caso de problemas. Isso também nos ajuda a desenvolver melhorias de processos que aumentarão a nossa eficiência de produção e a qualidade das mudas que se tornarão as florestas da companhia nos próximos ciclos de plantio”, afirma ainda o coordenador.

A nova solução tem a capacidade de identificar problemas mecânicos nas estufas, monitorar se todos os processos estão sendo cumpridos corretamente e garantir que variáveis, como temperatura e umidade, estejam devidamente reguladas para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das mudas.

“A sinergia entre soluções já existentes na companhia com outras áreas traz uma adoção tecnológica consistente e padronizada para nossas operações. Além disso, o sistema PIMS facilita a atualização e a distribuição rápida e eficiente de informações sobre os produtos, o que é crucial em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo como o da Veracel” destaca André Silva Borges, especialista em Projetos Estratégicos de Inovação e Transformação Digital (I&TD) da Veracel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como fazer a demarcação para desbaste florestal?

A demarcação precisa e estratégica é o primeiro passo para um desbaste florestal eficiente e sustentável.

Dual Forest: 2 florestas + 2 fontes de lucro = Mais rentabilidade

  Florestas de curto, médio e longo prazos se encaixam no projeto Dual Forest, que une a versatilidade à lucratividade até sete vezes maior   Associar as...

Métodos de produção de mudas de eucalipto

Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br O Brasil tem aproximadamente oito milhões de hectares plantados com eucalipto (IBÁ, 2016). A escolha pelo...

Estratégias inteligentes de manejo de plantas daninhas em áreas florestais e plantações de eucalipto

Roberto Estêvão Bragion de Toledo   Eng. Agr. Dr. Pós-doutorando em Fitotecnica na área de concentração de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas " ESALQ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!