25.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasVeracel reduz ainda mais o uso de água para fabricação de celulose

Veracel reduz ainda mais o uso de água para fabricação de celulose

Unidade fabril da Veracel. Eunapolis/BA.

A fábrica da Veracel Celulose, localizada no município de Eunápolis, no Sul da Bahia, bateu o recorde interno de uso da água. Foram 22,2 metros cúbicos de água para cada tonelada de celulose produzida (m3/tsa). A meta para 2019 era de 23,7 m3/tsa – já considerada bastante desafiadora – e as ações implementadas fizeram com que o resultado fosse ainda melhor.

Redução de água

Em 2015, foi proposto um plano de ação para reduzir o uso de água anual, que até então era de 25 m3/tsa. O plano previa atingir a marca de 22,5 m3/tsa em 2020. O uso da metodologia Lean Six Sigma (conjunto de práticas para aprimorar sistematicamente os processos), novas lógicas de automação para controle dos níveis dos tanques e eliminação dos transbordos, correções de vazamentos em válvulas e comportas, instalação de novos alarmes nos painéis para os operadores e ferramenta de gestão de água online para indicar a origem das perdas, entre outras ações, ajudaram a melhorar o desempenho da empresa em relação ao uso da água.

“O resultado é fruto do trabalho conjunto de várias áreas na busca constante da nossa eficiência operacional e ambiental”, comemora Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente e Licenciamento da Veracel. Para 2020, o desafio é ficar abaixo de 22 m3/tsa.

Para Ari Medeiros, diretor da área Industrial, 2019 já é considerado o melhor ano em termos ambientais para a Veracel. “No segundo semestre, a fábrica operou 99,5% do tempo disponível. Essa alta eficiência contribuiu muito para reduzir o consumo de água devido à alta estabilidade dos processos. Tivemos dois meses em que os valores foram inferiores a 21 m3/tsa. Esses são motivos de sobra para continuar apoiando as novas ideias e investindo em tecnologias que tornem o processo industrial cada vez mais eficiente e sustentável, sem trazer prejuízos aos nossos equipamentos e a qualidade da celulose. Queremos ser cada vez mais reconhecidos como uma empresa referência em melhores práticas ambientais”, declara Medeiros.

Reciclagem de resíduos industriais

Em 2019, a Veracel também conseguiu outro feito importante: reciclou 99% dos resíduos industriais. Essa marca foi obtida com a reciclagem da cal queimada – um resíduo que não era reciclável até 2019.

Os resíduos do processo de fabricação de celulose, explica Matos, possuem características bastante valorosas para agricultura. “Basicamente, são dois tipos principais de rejeito: um rico em calcário e o outro rico em matéria orgânica e nutrientes. Descobrimos que o rejeito da cal queimada em reação química com outros elementos podia ser convertido em carbonato de cálcio, um material que serve para corrigir a acidez de solo”.

Atualmente, a geração anual de resíduos calcários da fábrica Veracel está em equilíbrio com a necessidade de uso de corretivo de acidez de solo nos plantios de eucalipto da empresa. “Todo corretivo oriundo da reciclagem é utilizado em nossa área florestal e por nossos parceiros. O aterro industrial zero poderá ser uma realidade em um futuro bem próximo”, avalia Matos.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 bilhão de árvores plantadas até 2025

A SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas e soluções para ...

Variabilidade da densidade da madeira de eucalipto

A variabilidade da densidade da madeira pode ocorrer em diferentes vias, sendo elas ...

8 previsões para a indústria florestal no Brasil e no mundo: o que esperar de 2021?

Depois do que o mundo atravessou no ano passado com a Covid-19, que infelizmente segue entre nós, qualquer tipo de projeção deve ser feita com cautela.

O fertilizante dentro do contexto da inflação

Foi com o uso de fertilizantes que a segurança alimentar e a preservação de florestas se tornaram uma realidade possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!