Inicio Destaques Vida microbiana do solo

Vida microbiana do solo

0
77

Cuidado pode gerar economia

Fábio Olivieri de Nobile Professor titular do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) fabio.nobile@unifeb.edu.br

Maria Gabriela Anunciação Engenheira agrônoma – UNIFEB

Solo – Fotos: Shutterstock

O uso de microrganismos na agricultura tem sido extensamente estudado, uma vez que a indústria de insumos, em função da demanda do mercado, vem trazendo cada vez mais novidades para o produtor, de modo a integrar a agricultura sustentável e a rentabilidade.

O caso mais comum no Brasil, possivelmente, é o uso de inoculantes para a cultura da soja, visto que a economia com o gasto de fertilizantes nitrogenados gira em torno de R$ 14 bilhões e, neste exemplo, estamos falando apenas das bactérias do gênero Bradyrhizobium e extrapolando para as bactérias do gênero Azospirillum, responsáveis por fixar nitrogênio e estimular a produção de fitohormônios nas plantas.

No entanto, é preciso levar em consideração que o solo é um ambiente dinâmico e que os organismos que ali estão presentes são extremamente numerosos e amplamente diversos. Além disso, os microrganismos possuem a capacidade de exercer diferentes atividades no ambiente.

Sendo assim, no contexto atual da produção agrícola, conhecer a vida microbiana do solo e realizar a manutenção dela pode ser um ponto-chave para o aumento de produtividade, especialmente quando consideramos o crescimento populacional e o aumento da demanda da produção de alimentos.

Diversidade microbiana

Existe uma série de fatores intimamente ligados à diversidade microbiana do solo, mas quando falamos em economia, podemos citar dois pontos muito importante: nutrição de plantas e sanidade.

Sabemos, por exemplo, que durante a pandemia a alta dos insumos foi um fator de muita preocupação. Fertilizantes fosfatados, potássicos e agroquímicos tiveram altas de mais de 100% em seu valor de comercialização, alguns insumos tiveram seu valor triplicado, de tal maneira que o custo de produção foi grandemente elevado em diversos países.

Na safra de soja, por exemplo, diversas regiões do Brasil tiveram preocupações além do preço, por conta da falta de insumos. Como o conhecimento e manejo da vida microbiana podem auxiliar nestes momentos críticos?

A resposta

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

SEM COMENTÁRIO