25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasVírus tem ajudado no controle da lagarta falsa-medideira aponta entomologista

Vírus tem ajudado no controle da lagarta falsa-medideira aponta entomologista

Falsa medideira  virus
Falsa medideira atacada por vírus – Crédito Lucia Vivan

As infestações naturais com um vírus, ainda não identificado, na lagarta falsa-medideira, Chrysodeixis includens, tem ajudado os produtores no controle dessa praga, aponta a entomologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Lucia Vivan. Este cenário foi constatado na safra 2014/15 e vem aumentando nos dois últimos anos. “Essas infestações vem ocorrendo de forma natural e tem causado bom impacto no manejo da lagarta em algumas regiões, muitas vezes evitando a aplicações de defensivos químicos“. Este assunto e outros pontos importantes sobre o manejo correto para o melhor controle da falsa-medideira será o assunto da palestra da pesquisadora no próximo dia 12 de março, durante o TecnoAgro 2015, em Chapadão do Sul-MS, promovido pela Fundação Chapadão.

Uma das informações que será enfatizada por Vivan na ocasião é com relação ao monitoramento da lavoura, fundamental para o sucesso no manejo da lagarta. “Geralmente o controle é ineficiente devido à alta infestação no momento em que se constata a presença das lagartas no campo. É importante realizar o monitoramento e detectar a infestação inicial, assim é possível ter um período maior de controle com os produtos utilizados“.

Depois de detectada, a falsa-medideira pode ser controlada de diversas formas. Como explica a pesquisadora da Fundação MT, o químico é o mais utilizado, no entanto é possível realizar o manejo integrado com a liberação de vespas Trichogramma spp., que irão parasitar os ovos. “Outra estratégia de controle é a utilização de plantas Bt.  Também é possível utilizar armadilhas de feromônio para detectar o período de aumento da população de adultos da praga e, assim realizar o controle no momento mais adequado. Outra opção é aplicar produtos à base de Bacillus thuringiensis que também faz parte do manejo integrado e mantem a população sob controle com pulverizações em infestações iniciais na presença de lagartas pequenas de até 1,0 cm“.

A Fundação MT desenvolve trabalhos com produtos químicos a fim de avaliar a eficiência de controle da falsa-medideira. “Realizamos avaliações com produtos em fase de registro para essa espécie, produtos biológicos, como também avaliações em áreas de agricultores com a utilização de manejo integrado de pragas“, finaliza Vivan.

O evento ” O TecnoAgro 2015 é uma vitrine tecnológica do agronegócio na região  acontecerá nos dia 11 e 12 de março em Chapadão do Sul-MS e é voltado para aos produtores rurais, pesquisadores, consultores, técnicos e universitários. O objetivo é o que há de atual na agricultura e pecuária de alta tecnologia. A cada dia do evento, acontecerá uma palestra com tema atual.

No primeiro dia, logo após a solenidade de abertura, a partir das 7h30, ocorre a palestra: “Controle de ferrugem na Soja e Risco de Resistências aos Fungicidas“, com o Professor Luiz Henrique Carregal, da UNIRV e Campos Carregal. No segundo dia de evento, seguem as oportunidades de visitações aos campos experimentais e antes, a palestra com a entomologista da Fundação MT, Lucia Vivian, com o tema: “Controle da lagarta falsa- medideira“.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade do tomate é beneficiada pelo uso de enraizadores

Reduzir o tempo necessário para que as mudas de hortaliças e frutas atinjam o tamanho ideal para o transplantio é o objetivo de todos...

Produtor de HF pode ganhar mais com uso de bioestimulantes

A margem de ganho do produtor brasileiro tem se estreitado nos últimos anos, especialmente os que cultivam hortifrútis (HF). Segundo dados da Revista Hortifrúti Brasil, os indicadores...

Proibição do paraquate aumentaria custo de produção em 129%

Para a CNA, defensivo agrícola paraquate tem de ser reavaliado cientificamente, pois até os Estados Unidos mantêm seu uso   De acordo com dados apresentados pela...

Adjuvantes – Aliados na aplicação de defensivos

Primeiramente, é importante lembrar que há várias classes de adjuvantes, e cada uma pode ter uma recomendação específica, conforme a necessidade e característica da aplicação. Desta forma, há várias formas dos adjuvantes melhorarem a qualidade e a segurança de uma aplicação. Por exemplo, podemos utilizar um adjuvante quando é necessário corrigir as características da água usada na pulverização (como pH e dureza), bem como para melhorar a compatibilidade das misturas, alterar as características das gotas pulverizadas (como para reduzir deriva), e ainda o espalhamento ou a penetração dessas gotas nas folhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!