18.1 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Vitasoil - A cafeicultura em pleno equilíbrio

Vitasoil – A cafeicultura em pleno equilíbrio

 

Vitasoil representa uma nova fase para a agricultura, em especial para a cafeicultura especializada. Em Patrocínio, em 13 área comerciais, foi obtidoum ganho médio de 7,5 sc/ha de café, ou seja, um acréscimo médio de 28,5% na produção agrícola no primeiro ano de aplicação

 

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

 Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

O dia 10 de setembro foi marcado por um grande acontecimento. A empresa Alta – América Latina Tecnologia Agrícola apresentou o Vitasoil e sua tecnologia no auditório da Expocaccer, em Patrocínio (MG), para um grupo de mais de 100 cafeicultores e consultores do Cerrado Mineiro.

Rafael Albuquerque, líderdo projeto Vitasoil, explica que o produto, desenvolvido por meio da nanotecnologia, é um composto orgânico especialque nutre e estimula a multiplicação dos microrganismos benéficos naturalmente presentes nos solos e nas plantas. “Suas características únicas trazem mais vida ao solo e um consequente aumento da produtividade“, acrescenta.

Vitasoil promove melhorias nas características físico-químicas e microbiológicas do solo, desenvolvendo um ambiente propício para as plantas expressarem sua melhor produtividade.

Para abordar o tema, a Alta convidou o consultor e pesquisador do MAPA/Procafé, Roberto Santinato, que falou sobre os mitos e verdades do equilíbrio do solo e o que o produtor pode fazer para restaurar a alta produtividade.

Para a cafeicultura

Roberto Santinato falou sobre os mitos e verdades do equilíbrio do solo Fotos Ana Maria Diniz
Roberto Santinato falou sobre os mitos e verdades do equilíbrio do solo Fotos Ana Maria Diniz

Outros benefícios já foram comprovados pelos pioneiros nessa tecnologia. Na cultura do café, os resultados foram o maior enfolhamento, maior retenção de água e matéria orgânica, melhor estruturação e equilíbrio do solo, mais uniformidade na maturação dos frutos e aumento de peneira, culminando em produtividades maiores. Rafael Albuquerquedestaca que tudo isso proporcionou um acréscimo médio de 28,5% na produtividade, com ganho médio de 7,5 sc/ha de café na safra 2015.

Vitasoil também é prático. Devido ao uso da nanotecnologia, requer baixa dosagem (20 g/ha), é versátil, permitindo a aplicação com qualquer tipo de calda,e não exige nenhuma alteração no manejo já programado na propriedade. Além disso, é fácil de transportar, manusear e armazenar.

Maximizando resultados

 Foto 04

Lucas Carvalho e Silva, consultor técnico de negócios da Alta, elogia a organização dos cafeicultores desta região, e diz que Vitasoil irá incrementar ainda mais todo esse potencial. “Em Patrocínio os resultados foram excepcionais. Já realizamos campos demonstrativos e áreas comerciaiscom diversos cafeicultores referentes no mercado. Por serem produtores tecnificados, eles são muito abertos a novidades“, avalia.

Prova do que Lucas disse foi o número de participantes presentes no evento, todos ávidos por novidades sobre como a nova tecnologia de Vitasoil pode ajudar em suas lavouras.

Parceiros Vitasoil

Túlio Luiz Neves Zanchet, fundador e presidente do conselho do Grupo Agrihold - Fotos Ana Maria Diniz
Túlio Luiz Neves Zanchet, fundador e presidente do conselho do Grupo Agrihold – Fotos Ana Maria Diniz

André Sampaela,sócio-diretor da Agromaximus, distribuidor de Vitasoil para a região de Patrocínio, se orgulha de ser parceiro da Alta. “Vitasoil é uma quebra de paradigmas, pela forma de ação, doses utilizadas e benefícios em termos de melhoria do solo e incremento de qualidade e produtividade, o que é bastante significativo, especialmente para o café“, opina.

Novas propostas

Túlio Luiz Neves Zanchet, fundador e presidente do conselho do Grupo Agrihold, do qual a Alta faz parte junto com outras cinco empresas voltadas para a agricultura, se mostra feliz com os resultados deste lançamento, que reforça ainda mais a atuação da empresa nas principais regiões agrícolas. “Estamos presentes no Brasil, Paraguai, Uruguai e China, por meio da representação de marcas mundiais e com uma linha própria de agroquímicos e sementes“, diz.

Presente no Brasil desde 2008, a Alta obteve seus primeiros registros em 2014, sendo que o Vitasoil que esteveem desenvolvimento porquatro anos, torna-se uma realidade a partir de agora.

“Contribuir para a sustentabilidade da prática agrícola é o objetivo principal do Vitasoil. Seu uso contínuo acaba promovendo uma melhoria significativa da condição físico-química e microbiológica do solo. Isso porque a vasta maioria dos microrganismos presentes no solo pode ser considerada, de alguma maneira, como benéfica“, garante Túlio Zanchet.

Paulo Alves, diretor-presidente do Grupo Agrihold, que já passou por vários lançamentos, tanto na área química quanto de sementes, destaca o Vitasoil como a oportunidade para uma nova forma de se fazer agricultura. “Este é um caminho sem volta. Ao longo dos anos, temos visto incrementosde produtividade ano a ano, em todas as culturas, mas ainda aquém do teto produtivo de cada cultura. O que estamos fazendo, é tornar isso possível a partir do solo, que é a base para toda a vida da agricultura“, pontua.

Equipe da Alta Tecnologia e revendedores do Vitasoil - Fotos Ana Maria Diniz
Equipe da Alta Tecnologia e revendedores do Vitasoil – Fotos Ana Maria Diniz

 Rafael Albuquerque, líder do projeto Vitasoil, Marcos Teixeira, da Agência Projeta Propaganda, e Túlio Zanchet, presidente da Agrihold - Fotos Ana Maria Diniz
Rafael Albuquerque, líder do projeto Vitasoil, Marcos Teixeira, da Agência Projeta Propaganda, e Túlio Zanchet, presidente da Agrihold – Fotos Ana Maria Diniz

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Grãos Vitasoil - A cafeicultura em pleno equilíbrio