Viter inicia exportação

0
17
Marca de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos inicia exportação para o Paraguai

A Viter, unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, comemora um ano de lançamento da marca dedicada ao agronegócio com início de exportação para o Paraguai, aumento da capacidade de produção e nova parceria comercial. Em abril de 2021, a Viter realizou a primeira exportação de produtos para o Paraguai, um mercado agrícola bastante promissor, especialmente na região de fronteira com o Brasil (região de San Alberto/Alto Paraná). O Paraguai é, atualmente, o sexto maior produtor de soja do mundo, com tendência de crescimento. A exportação, realizada via representante comercial, é feita a partir das fábricas de Rio Branco do Sul (PR) e Itapeva (SP).

As fábricas localizadas em Itapeva (SP) e Xambioá (TO) estão recebendo, em 2021, investimentos para ampliação da capacidade de produção. Na unidade de Itapeva, a capacidade de produção será ampliada em 83 mil toneladas por ano de Calcário Itaú e 110 mil toneladas por ano de CalFértil. Já a unidade de Xambioá terá ampliação de 100 mil toneladas/ano com o início da produção de Optmix, mistura de calcário agrícola e gesso que proporciona alto teor de cálcio, magnésio e enxofre, tudo em uma única aplicação.

A Viter também fechou uma parceria em Pratápolis (MG) para produção e comercialização, já em 2021, de calcário agrícola com elevados teores de magnésio, um grande diferencial para os clientes localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com essa parceria, o Calcário Itaú, já tradicional no portfólio da Viter, passa a ter mais uma vertente, o que dá ao agricultor a opção de adquirir um produto adequado às necessidades e particularidades do seu solo.

“Esta é nossa segunda operação neste modelo. Já atuamos de maneira semelhante com a Nexa, empresa investida da Votorantim S/A. Todas essas expansões fazem parte da estratégia da Viter para fortalecer nossa parceria com o agricultor brasileiro, oferecendo produtos de qualidade e assistência técnica. O próximo passo é ampliar nosso portfólio para soluções além da correção do solo”, afirma o gerente comercial da Viter, Bruno Marin.

Em 2020, Viter comercializou 5 milhões de toneladas de insumos agrícolas, resultado da combinação do crescimento do agronegócio no país no ano passado com a consolidação de projetos e a expansão do portfólio de produtos da marca.

A Votorantim Cimentos é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa do segmento com presença nacional. A produção de insumos agrícolas da Viter está distribuída em nove fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, há operações nas cidades de Xambioá (TO), Nobres (MT) e Sobradinho (DF). A região Sudeste é abastecida por unidades em Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG), Paracatu (MG) e Pratópolis (MG). Já a região Sul é atendida pela operação de Rio Branco do Sul (PR).

Websérie Solo Produtivo
Em celebração ao aniversário de um ano de lançamento da Viter, a marca estreia a websérie Solo Produtivo. A série conta com a participação de especialistas do mercado que vão apresentar tendências sobre o mercado do agronegócio, potencial do solo, sustentabilidade e inovação na agricultura. São cinco episódios que serão lançados semanalmente a partir de 18 de maio, estrelados por grandes nomes do segmento como Marcos Fava Neves, Godofredo Vitti, João Pascoalino, Gustavo Spadotti e Dirceu de Mattos.

Viter: seu solo pode mais
Sem o cuidado constante com o solo, o potencial produtivo não acontece. Daí surgiu o propósito da Viter: despertar e perpetuar o potencial máximo do solo. Seus produtos têm origem garantida, corrigem a acidez do solo, promovem a liberação de nutrientes em profundidade, proporcionam maior aeração e favorecem o desenvolvimento das raízes. Viter também disponibiliza assistência técnica para análise e entendimento do solo, tanto na aplicação quanto na compreensão das tendências. Os produtos da marca atuam em todas as camadas do solo, com três linhas de corretivos e nutrientes:

Optmix otimiza o potencial produtivo do solo em uma única aplicação, corrigindo, nutrindo e condicionando o perfil do solo. O mix de calcário e gesso disponibiliza três macronutrientes essenciais: Cálcio, Magnésio e Enxofre, proporcionando praticidade e eficiência. Optmix contribui também para melhorar a gestão de estocagem de insumos e na redução dos custos.
Calcário Itaú renova o potencial produtivo do solo, é referência em alta pureza, eficiência e economia. Além de corrigir a acidez do solo, neutraliza o alumínio tóxico e disponibiliza nutrientes em profundidade.
CalFértil acelera a renovação do solo, com imediata disponibilidade de Cálcio e Magnésio. Possui alto teor de nutrientes e pode ser aplicado no pré-plantio, pós-plantio e cobertura, além de aumentar a eficiência dos fertilizantes.

Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas internacionais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.