Vitfértil Organomineral, o fertilizante que faz a diferença

0
180

Erik Francisco Romão Borges

Engenheiro agrônomo da Vitória Fertilizantes

 Créditos Vitória Fertilizantes
Créditos Vitória Fertilizantes

A cafeicultura moderna enfrenta diariamente diversos desafios, como fatores climáticos, pragas, doenças e plantas daninhas cada vez mais agressivas e resistentes, além de um crescente aumento nos custos de produção e oscilações às vezes inesperadas no preço do café. Atrelado a isso o consumidor final está cada vez mais exigente e atento ao uso racional de insumos, cuidados com o meio ambiente e preso cada vez mais pela experiência de beber um café de qualidade.

O uso de novas tecnologias pode auxiliar o produtor, e uma delas é o uso de adubos inteligentes, como é o caso dos organominerais, que além de melhorar o equilíbrio do solo proporciona uma redução no operacional da fazenda.

Equilíbrio

O cafeeiro necessita de um solo equilibrado para expressar seu potencial produtivo e depende de uma relação entre macro e micronutrientes bastante complexa, em que o excesso de um nutriente pode atrapalhar a absorção de outro e a falta de qualquer um que seja pode afetar diretamente a produção.

O Vitfértil Organomineral possui uma quantidade balanceada de minerais que, somado aos compostos orgânicos da fórmula, traz uma série de benefícios à planta, como:

  • Melhor aproveitamento dos nutrientes;
  • Redução de perdas;
  • Estímulo ao crescimento radicular;
  • Aumento na retenção de água no solo.

Para realizar um manejo correto da lavoura o produtor depende de vários fatores climáticos, e muitas vezes não pode esperar pelas condições ideais. Durante as adubações, por exemplo, para se obter uma alta eficiência é necessário realizar aplicações quase que debaixo da chuva, mas os fertilizantes organominerais, como o Vitfértil, possuem a capacidade de reduzir estas perdas, mesmo em condições adversas, além de possibilitar um menor parcelamento das adubações devido a uma liberação mais gradual dos nutrientes, propiciando menor custo operacional.

Créditos Vitória Fertilizantes
Créditos Vitória Fertilizantes

O trabalho realizado nas lavouras de vários cafeicultores que utilizam o Vitfértil Organomineral mostra resultados satisfatórios quando comparados aos fertilizantes minerais, na média com ganhos de 6,0% na produtividade e um maior número de nós produtivos, deixando assim a planta preparada para a próxima safra.

Saiba mais sobre a Vitória Fertilizantes, seus serviços e produtos: www.vitoriafertilizantes.com.br

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.