21 C
Uberlândia
sábado, julho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosVitfértil Organomineral, o fertilizante que faz a diferença

Vitfértil Organomineral, o fertilizante que faz a diferença

Erik Francisco Romão Borges

Engenheiro agrônomo da Vitória Fertilizantes

 Créditos Vitória Fertilizantes
Créditos Vitória Fertilizantes

A cafeicultura moderna enfrenta diariamente diversos desafios, como fatores climáticos, pragas, doenças e plantas daninhas cada vez mais agressivas e resistentes, além de um crescente aumento nos custos de produção e oscilações às vezes inesperadas no preço do café. Atrelado a isso o consumidor final está cada vez mais exigente e atento ao uso racional de insumos, cuidados com o meio ambiente e preso cada vez mais pela experiência de beber um café de qualidade.

O uso de novas tecnologias pode auxiliar o produtor, e uma delas é o uso de adubos inteligentes, como é o caso dos organominerais, que além de melhorar o equilíbrio do solo proporciona uma redução no operacional da fazenda.

Equilíbrio

O cafeeiro necessita de um solo equilibrado para expressar seu potencial produtivo e depende de uma relação entre macro e micronutrientes bastante complexa, em que o excesso de um nutriente pode atrapalhar a absorção de outro e a falta de qualquer um que seja pode afetar diretamente a produção.

O Vitfértil Organomineral possui uma quantidade balanceada de minerais que, somado aos compostos orgânicos da fórmula, traz uma série de benefícios à planta, como:

  • Melhor aproveitamento dos nutrientes;
  • Redução de perdas;
  • Estímulo ao crescimento radicular;
  • Aumento na retenção de água no solo.

Para realizar um manejo correto da lavoura o produtor depende de vários fatores climáticos, e muitas vezes não pode esperar pelas condições ideais. Durante as adubações, por exemplo, para se obter uma alta eficiência é necessário realizar aplicações quase que debaixo da chuva, mas os fertilizantes organominerais, como o Vitfértil, possuem a capacidade de reduzir estas perdas, mesmo em condições adversas, além de possibilitar um menor parcelamento das adubações devido a uma liberação mais gradual dos nutrientes, propiciando menor custo operacional.

Créditos Vitória Fertilizantes
Créditos Vitória Fertilizantes

O trabalho realizado nas lavouras de vários cafeicultores que utilizam o Vitfértil Organomineral mostra resultados satisfatórios quando comparados aos fertilizantes minerais, na média com ganhos de 6,0% na produtividade e um maior número de nós produtivos, deixando assim a planta preparada para a próxima safra.

Saiba mais sobre a Vitória Fertilizantes, seus serviços e produtos: www.vitoriafertilizantes.com.br

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação em goiaba visando altas produtividades

José Augusto Maiorano Engenheiro agrônomo e diretor da CATI Regional Campinas maiorano@cati.sp.gov.br As exigências da goiaba no que diz respeito à irrigação dependem da idade da cultura....

Uso de algas aumenta produtividade da soja

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Federação dos Cafeicultores do Cerrado marca presença na Fenicafé 2024

Evento acontece de 16 a 18 de abril, em Araguari (MG)

Nutrição eficiente pela adubação foliar

O órgão da planta responsável pela absorção dos nutrientes é a raiz. Porém, no solo eles nem sempre estão totalmente disponíveis. A nutrição foliar contorna esse...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!