30.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosVocê conhece o bokashi líquido?

Você conhece o bokashi líquido?

O bokashi traz vários benefícios às hortaliças, o que não é novidade. A inovação que chega agora, com os mesmos objetivos, porém em sua versão líquida, garante mais facilidade na aplicação. Na composição, o produto conta com algas marinhas, farelos vegetais, melaço, bambu moído e muitos microrganismos nativos.

Louyne Varini Santos dos Anjos
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fisiologia Vegetal – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
louyne.varini@unesp.br

O bokashi é um composto orgânico produzido a partir da adição de microrganismos efetivos que atuam na fermentação de vários materiais, como farelos de soja, milho, arroz, trigo e entre outros, esterco e palhas, sendo assim, uma combinação de insumos de origem vegetal, animal e mineral, que passam por um processo de fermentação.

Os microrganismos presentes no bokashi decompõem a matéria orgânica, tornando os nutrientes em substâncias disponíveis e utilizáveis pelas plantas.

A composição do bokashi pode mudar de um preparo para outro, sendo rico em diversos nutrientes essenciais para as plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio, além de disponibilizar diversos microrganismos como, fungos, bactérias e actinomicetos, que podem melhorar a saúde do solo e da planta.

Sua proposta principal é de aumentar a produtividade das plantas e a qualidade dos produtos agrícolas produzidos.

O que muda?

O uso da versão líquida do bokashi como fonte alternativa para o suprimento de nutrientes possui algumas vantagens, quando comparado com adubo orgânico na forma sólida, como facilidade de armazenamento e aplicação, melhor uniformidade de aplicação, redução das perdas, versatilidade das formulações e rendimento operacional.

Respostas vegetais

O uso desses fertilizantes pode interferir diretamente no acúmulo de massa seca, em virtude da maior disponibilidade de nutrientes no solo. O nitrogênio possui a função estrutural e metabólica, o fósforo é um elemento estrutural da membrana das células, também atua na fixação de gás carbônico e metabolismo dos açúcares e o potássio é importante no armazenamento e transferência de energia estrutural.

Os microrganismos presentes no bokashi líquido possuem potencial de melhorar a eficiência da fixação de nitrogênio (N2), disponibilizar nutrientes para as plantas, prevenir infecções por fitopatógenos e sua competência como condicionadores de solo.

Existem indícios de que as interações entre diferentes microrganismos podem se complementar, e a diversidade de espécies ou cepas de diversos microrganismos pode influir no crescimento das plantas.

Manejo assertivo

Na agricultura, o manejo da fertilidade do solo engloba diversas práticas, com o objetivo de interferir nas populações e processos microbianos e atingir efeitos benéficos na qualidade e produtividade do solo.

Um desses procedimentos é a aplicação regular de matéria orgânica através do bokashi. Dessa forma, ele pode ser empregado junto com práticas como:

1–  Rotação de culturas, com a inserção de culturas leguminosas, que realizam a fixação de N junto com bactérias simbióticas, elevando assim o N residual que continua no solo para a próxima cultura.

2 –  Emprego de adubos verdes, em especial as leguminosas ou consórcio de leguminosas e gramíneas, que quando incorporados ao solo elevam a concentração de N no solo.

3 –  Utilização de estercos suínos e/ou bovinos, por possuírem alto teor de amônio, que depois é convertido em nitrato no solo, sendo assim, fontes significativas de N para os cultivos.

 A introdução de insumos regulares de bokashi neste modelo de manejo do solo pode contribuir com o aumento de matéria orgânica e N complementar ao solo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Koppert integra iniciativa parceiros da A.B.E.L.H.A.

A relação harmoniosa do controle biológico com os polinizadores naturais é o melhor ...

Enxofre: importância na análise do solo

Ao realizar a análise de solo, não se pode negligenciar o enxofre, pois sua presença ou ausência pode impactar diretamente a produtividade

Tecnologia no combate da estiagem

Resultados positivos foram observados em lavouras experimentais de soja e de milho na região Norte do Rio Grande do Sul

Fertilizantes organominerais: influência nas características físicas e químicas do solo

Edson Pereira Mota Doutor e professor - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB) e especialista em Agronegócios oedsonmota@gmail.com / prof.edson.mota@faesb.edu.br O sistema de produção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!