21 C
Uberlândia
sábado, julho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiVocê conhece o filme que utiliza?

Você conhece o filme que utiliza?

Crédito Herison Catarino da Hora
Crédito Herison Catarino da Hora

Existem, com certeza, características gerais que todo filme deve apresentar, como resistência e durabilidade, refletir a radiação ultravioleta, ser transparente à energia luminosa para aquecimento e fotossíntese e opaco à energia de onda longa, isto é, manter a energia armazenada durante o dia para o aquecimento nas horas noturnas e naquelas mais frias.

Se possível, aderir pouco pó e evitar o gotejamento de água evaporada sobre as folhas das plantas. As demais características desejáveis dependem das especificidades da cultura e da disponibilidade de um filme com efeito comprovado sobre dada característica que se deseja suprir.

Opções

Existem, no mercado, várias opções de filmes, que trazem características adicionais. Estas, quando bem manejadas e exploradas, beneficiam os cultivos. Assim, afirma Omar Jadoski, doutor em Agronomia e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o mais recomendado é que o produtor busque esta informação, considerando sua necessidade com relação ao cultivo pretendido.

“Neste caso, a busca de informações considerando fontes de credibilidade, como órgãos de pesquisa e assistência técnica, é sempre mais recomendada em relação ao vendedor do produto, exceto que seja empresa de confiança ou cooperativa de assistência técnica“, ensina o profissional.

Investimento

O valor dos filmes disponíveis no mercado é variável de acordo com o material considerado.  Em geral, Omar Jadoski pontua que os filmes básicos mais utilizados, polietileno transparente de baixa densidade, translúcido, antiUVA e UVB, com espessura entre 120 e 150 micras, podem ser encontrados com preços variando entre R$ 3,00 e R$ 4,00 por metro quadrado.

Contudo, este valor depende muito da quantidade a ser adquirida, largura e comprimento das bobinas disponíveis no mercado, além da região da compra. Afora isso, quanto mais características especiais o filme apresentar, maior será o seu preço.

Escolha certa

São várias as opções de filmes que trazem características adicionais, como as telas coloridas - Crédito Glaucio Genúncio
São várias as opções de filmes que trazem características adicionais, como as telas coloridas – Crédito Glaucio Genúncio

Na escolha, Omar Jadoski recomenda que o produtor fique atento, além do preço de aquisição, às características construtivas, de manejo e segurança da própria estufa onde o filme será instalado.

“De nada adianta fazer um excelente negócio na aquisição do filme se este for instalado de forma inadequada, permitindo folgas e afrouxamento que podem facilitar seu rompimento com golpes de vento, ou pontas que podem perfurar. Outro erro é investir em estruturas muito econômicas, com distância exagerada entre pilares e terças, que exijam resistência exagerada do filme“, alerta o especialista.

Além disso, o manejo cuidadoso por parte do pessoal de campo é fator importante a ser considerado.

Custo-benefício

É primordial que o produtor considere a possibilidade de retorno financeiro em relação ao investimento a ser realizado. Algumas culturas, entretanto, são mais rentáveis do que outras e justificam um maior investimento.

“Como o clima é praticamente o fator mais importante ainda não dominado na agricultura, a plasticultura com uso de cultivo protegido deve ser vista como uma das melhores alternativas para o manejo dos cultivos, pois possibilita um grande avanço no caminho da redução de riscos por incertezas com o clima“, argumenta Omar Jadoski.

Assim, o custo-benefício do investimento em plasticultura deve ser avaliado com a devida coerência, especialmente porque os resultados de produção serão tanto melhores quanto mais adequado for o manejo, tanto da cultura quanto da estrutura do cultivo protegido.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir agora a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes solúveis garantem sucesso na hidroponia

Na fertirrigação do sistema hidropônico o produtor deve escolher os fertilizantes mais solúveis possíveis, pois do contrário pode haver entupimento e corrosões do equipamento...

Soluções brasileiras na maior feira de produção e tecnologias de frutas do mundo

Termotécnica participa do estande Brasil, em Berlim, com linha de conservadoras para agronegócio em EPS Da Colheita, que garante proteção e conservação para ...

Ordem das misturas de produtos no tanque para batata-doce

Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura - UNESP/Botucatu   A batata-doce está passando por uma fase de transição, deixando de...

Aminoagro destaca tecnologia que possibilita produção de manga fora de época no estado de São Paulo

  Empresa realizará encontro com produtores para demonstrar a eficácia das soluções A Aminoagro, que pertence ao Grupo Fertiláqua, um dos líderes no mercado de nutrição,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!