Webinar A.B.E.L.H.A. debate o futuro da apicultura

0
330

A necessidade de se conhecer melhor a apicultura no Brasil, o potencial de crescimento da atividade e a importância de integrar a criação de abelhas com a agricultura são alguns dos tópicos que serão debatidos na próxima conferência on-line da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). O Webinar Atlas da Apicultura no Brasil será realizado no dia 25 de maio, às 17h, no Canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube.
 

O webinar tem como tema principal a nova ferramenta digital desenvolvida pela A.B.E.L.H.A., o Atlas da Apicultura no Brasil. A plataforma de pesquisa, lançada em dezembro de 2021, consolida as principais informações disponíveis sobre a cadeia apícola do Brasil. O Atlas permite visualizar os dados de produção de mel e criação de abelhas em todo o território nacional. Além disso, permite observar a interação entre a atividade apícola e cultivos de interesse para a apicultura, como maçã, soja e laranja, além de vegetações como eucalipto, bracatinga e acácia negra. O Atlas pode ser acessado aqui.
 

A proposta do Webinar, porém, é ir além da apresentação da ferramenta digital e de suas funcionalidades. A intenção é debater o panorama atual do setor apícola do Brasil e os potenciais para alavancar e profissionalizar a atividade, além de integrá-la com a agricultura. A carência e a dificuldade de se obter informação do setor são fatores que impedem esse avanço.
 

O Webinar contará com a presença dos dois idealizadores do Atlas da Apicultura no Brasil, o engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., e o apicultor e zootecnista Heber Luiz Pereira, consultor da HP Agroconsultoria e do SENAR. Acompanham os dois no debate o engenheiro agrônomo Roberto Araújo, Gerente de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil. O Webinar será mediado por Ana Assad, diretora executiva da Associação.


“Nosso objetivo, tanto com o Atlas quanto com o webinar, é contribuir com informações qualificadas para subsidiar as tomadas de decisão que levem à profissionalização e a uma maior competitividade na criação de abelhas Apis mellifera no Brasil. Pretendemos também promover uma relação mais harmônica e produtiva entre a apicultura e a agricultura, já que sabemos que as abelhas colaboram com a produção de mais de 70% dos cultivos.”

Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.


Para participar, é possível fazer a inscrição antecipada e receber na véspera do evento um e-mail com lembrete e o link da transmissão. Basta preencha o formulário aqui.
 

Pelo YouTube também é possível adicionar um lembrete no link da transmissão: aqui.
 

Temas e palestrantes

Plataforma Atlas da Apicultura no Brasil — Ferramenta para qualificar a tomada de decisão na criação de abelhas, na produção de alimentos e na conservação ambiental

Décio Gazzoni 
Engenheiro Agrônomo
Pesquisador da Embrapa Soja e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.


Panorama atual da apicultura e caminhos para tornar o setor apícola brasileiro mais forte e competitivo

Héber Pereira
Zootecnista
Apicultor e Consultor da HP Agroconsultoria
 

Abelhas como bioinsumo — Integração dos polinizadores no campo e benefícios para a produção agrícola e para o meio ambiente

Roberto Araújo
Engenheiro Agrônomo
Gerente de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil


Mediação
Ana Lúcia Assad
Diretora Executiva da A.B.E.L.H.A.


Serviço

Webinar A.B.E.L.H.A. — Atlas da Apicultura no Brasil
25 de maio, às 17h
Transmissão no YouTube: Atlas da Apicultura no Brasil — YouTube
Inscrição antecipada:
 
 
Sobre a A.B.E.L.H.A. – A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores. Site A.B.E.L.H.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!