18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti X Encontro Brasileiro de Hidroponia e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia

X Encontro Brasileiro de Hidroponia e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia

 

De 17 a 18 de setembro Florianópolis sediará o Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia, que deve atrair visitantes de todo o Brasil

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O X Encontro e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia já está aí. Os eventos acontecerão na Praia dos Ingleses, no Oceania Convention Center, em Florianópolis (SC), de 17 a 18 de setembro. O maior evento de hidroponia da América Latina está completando 10 anos. “Sim, 10 anos, e cada um pode se orgulhar disso, pois fazemos parte desta façanha. Instituições de fomento à pesquisa e extensão, produtores, empresas, pesquisadores e universidades firmaram esta caminhada“, orgulha-se o professor doutor Jorge Luiz Barcelos Oliveira, coordenador do evento.

Ele relembra que os participantes do primeiro Encontro, em 2006, chegaram com problemas de toda ordem. “Já não existiam os Encontros organizados pela Unicamp (1997-2001). O pythium estava no auge. Uma quebradeira atrás da outra. Problemas de manejo, estruturas, calor, doenças, pragas e muita desconfiança por parte do consumidor. Muitas empresas não conseguiam receber do produtor. E, na época, as universidades ainda acreditavam que hidroponia só servia para pesquisa. Na real, já estava sendo utilizada há cerca de 20 anos na produção de alimentos“, detalha.

Acontecia ali, em 2006, o início da virada. Uma virada foi se formando ano a ano, e a tecnologia foi sendo desvendada mais e mais. As discussões foram sendo assimiladas, de modo que o cultivo hidropônico no Brasil tomou força e alcançou destaque mundial.

Para o professor doutor Pedro Roberto Furlani, vice-coordenador do evento, dificilmente algum país terá tantos produtores quanto o Brasil.“Se hoje temos quatro ou oito mil produtores, ninguém sabe, mas é um número significativo. Um detalhe importante: a maioria absoluta é de pequenos e médios produtores, fato este que favorece o aquecimento e a estabilidade da cadeia produtiva“, considera.

O evento

Mas, que evento é este? A resposta é muito simples: Um evento que reúne, no mesmo espaço, produtores, empresas, técnicos e pesquisadores. Um show de contatos, de negócios, de conhecimentos e de rever amigos.

Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o evento conta com a coordenação dos professores Jorge Barcelos e Pedro Furlani.

Lembrando que, desde o ano passado, os acadêmicos podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos no simpósio. Há oportunidade de publicação nos Anais do Evento (CD com ISSN) e de apresentação na forma de pôster. A novidade é que os cinco trabalhos “destaques“ serão publicados no livro do evento (capítulo de livro).

O objetivo deste evento é compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo segmento da cadeia produtiva, e também promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa.

“Venha e aproveite!Estamos organizando cada detalhe, justamente para você“, convidam Jorge Barcelos e Pedro Furlani.

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

 

Jorge Barcelos, coordenador do eventoFotos Ana Maria Diniz
Jorge Barcelos, coordenador do eventoFotos Ana Maria Diniz

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral.

 

Inicio Revistas Hortifrúti X Encontro Brasileiro de Hidroponia e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia