13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Parceiros xarvio® oferece eficiência de recursos aos agricultores

xarvio® oferece eficiência de recursos aos agricultores

Aumentar eficiência, economizar tempo, otimizar os recursos para proteção de cultivos e contribuir para uma agricultura cada vez mais sustentável são alguns dos benefícios que o agricultor tem ao utilizar as soluções do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. Durante a Agrishow 2022, os agricultores poderão conhecer toda a gama de soluções para a safra 2022/2023.

O xarvio® oferece serviços dentro da plataforma FIELD MANAGER com o objetivo de entregar eficiência e otimização aos agricultores. Com o uso do drone é possível criar diversos mapas da área da lavoura, mostrando desde a sanidade do cultivo até a quantidade de uso de insumos como herbicidas, por exemplo.
 

Através do Mapeamento Digital Inteligente, xarvio® oferece uma série de dados e informações para que o agricultor possa tomar a melhor decisão na sua propriedade.

Mapas inteligentes

É sabido que cada vez mais o agricultor necessita de dados em sua propriedade. Planejar cada movimento na lavoura é uma necessidade real. São muitas variáveis que precisam ser levadas em conta para que se obtenha a melhor rentabilidade de cada talhão e fazer o uso de vant´s (veículos áereos não tripulados ou drones) é um caminho que cresce a cada dia. Sabendo desta necessidade, o Mapeamento Digital Inteligente oferece uma série de dados e informações para que o agricultor possa tomar a melhor decisão.

Entre os mapas – baseados em imagens de drone – disponíveis na platafoma está o de biomassa, no qual é possível dizer a quantidade total de vegetação em determinada área. Em culturas como soja, milho e até a cana-de-açúcar isso significa poder planejar e ter maior produtividade em cada talhão. “Temos algumas opções de serviços que usam o mapa de biomassa como base. Na pré-colheita, por exemplo, é possível fazer um voo e definir quais as áreas necessitam de dessecação, entregando uma homonegeneidade da lavoura. Normalmente conseguimos uma economia média de 30% de insumos como o dessecante com esta ferramenta”, comemora Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions.
 

“Os resultados do uso do xarvio® FIELD MANAGER consolidam a necessidade do agricultor em ter serviços e soluções que ofereçam cada vez mais eficiência”, Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions.

Outro exemplo de mapa é o de regulador de crescimento na cultura do algodão, em que é possível estabelecer as zonas de alto e baixo potencial produtivo para a aplicação em taxa variável. “O objetivo é termos uma área homogênea e que entregue um potencial produtivo uniforme, utilizando de forma eficiente os produtos. Temos uma média de economia também perto dos 30% no uso dos produtos neste serviço”, pondera Marcolin.

Já o gerente técnico do xarvio®, Ricardo Arruda, explica que também é possível gerar mapas para determinar a sanidade e qualidade das lavouras. “Por meio deles conseguimos indicar como está o desenvolvimento daquela área. Existe um dado da FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] que determina que até 40% da produtividade das culturas são perdidas anualmente por pragas e doenças, esse é um número muito alto. Com a nossa tecnologia é possível perceber, monitorar e avaliar a situação para que seja tomada a decisão do melhor manejo, diminuindo consideravelmente as perdas em cada área.“

Na plataforma FIELD MANAGER também está disponível o mapa de aplicação localizada de ureia nas culturas do milho e algodão. “A ureia é um importante fertilizante sólido. Na sua composição é possível encontrar entre 20% a 40% de nitrogênio, um dos grandes responsáveis pelo vigor da planta. Na falta deste componente encontramos plantas amareladas, com queda no crescimento e a consequência lógica é a diminuição na produtividade. A partir do mapa de adubação em taxa variável conseguimos identificar quais os talhões que precisam, ou não, de aplicação“, explica Arruda.

Soluções para uma agricultura sustentável

“As soluções digitais auxiliam na tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, comenta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

“Os resultados do uso do xarvio® FIELD MANAGER consolidam a necessidade do agricultor em ter serviços e soluções que ofereçam cada vez mais eficiência. Nas áreas mapeadas para a solução de controle de plantas daninhas, a otimização de insumos foi em média de 62% e a economia de água foi de 36 mil litros a cada mil hectares na safra 2021/22, isso signfica o consumo médio de dois meses em uma casa com até quatro pessoas”, destaca Lucas Marcolin.

Parceria de peso

Com o objetivo de comercializar soluções agrícolas inteligentes, no Brasil e no mundo, a Bosch BASF Smart Farming, joint venture entre BASF Digital Farming e Bosch, estará pela primeira vez na Agrishow.

As novidades da nova empresa serão as soluções Smart Spraying e o Intelligent Plant Solution. O Smart Spraying tem o propósito de realizar o manejo automatizado de plantas daninhas em tempo real e somente onde necessário. Em pré-emergência, a tecnologia identifica o “verde sobre marrom” e na pós-emergência, o “verde sobre verde”, independentemente de ser dia ou noite. Ao combinar o sensor de câmera de alta tecnologia e software da Bosch com a inteligência agronômica do xarvio®, a solução consegue detectar com precisão e em milissegundos as plantas daninhas e aplicar o herbicida apenas no local necessário. Sua configuração exclusiva fornece suporte para tornar o uso de herbicidas mais eficiente, com testes que mostram uma otimização de insumos de aproximadamente 70%. Esse número pode ser maior dependendo das condições das lavouras e da pressão das plantas daninhas nos talhões.

Sobre a Agrishow 2022

Onde: Ribeirão Preto (SP)

Data: 25 a 29 de abril de 2022
Website: Site da Agrishow

Inicio Parceiros xarvio® oferece eficiência de recursos aos agricultores