13 C
São Paulo
segunda-feira, junho 27, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos XXI Congresso Brasileiro de Sementes traz programação especial

XXI Congresso Brasileiro de Sementes traz programação especial

Com a programação praticamente definida e uma lista de palestrantes qualificados, o XXI Congresso Brasileiro de Sementes traz uma pequena amostra do que será apresentado no evento, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022, na Expo Unimed, em Curitiba.
Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), a 21ª edição do CBSementes terá como tema central “Semente: Propulsora do Agronegócio”. Na programação palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos, além do show room tecnológico.
Temas como bancos de germoplasmas, edição gênica por meio de tecnologia Crispr, conceitos de plantabilidade e os rumos do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes estarão no centro do debate durante os quatro dias de evento. As inscrições ainda estão abertas no site  https://www.cbsementes.com/.
O primeiro painel “Banco de Germoplasma – papel na manutenção da biodiversidade”, que está programado para o dia 12 de setembro, das 10h30 às 12h30,  terá a participação de duas pesquisadoras.  A Drª Vânia Azevedo, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa de batata CIP/CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research), vai apresentar o  tema “O papel do CGIAR na preservação das sementes a nível mundial”. Também foi convidada para este painel a Drª Rosa Lia Barbieri, da Embrapa Clima Temperado, que  abordará o tema “A participação da Embrapa em Bancos de Germoplasma a nível mundial”.
“Teremos uma programação especial, praticamente já definida e profissionais qualificados para debater o que há de mais inovador em termos de pesquisa na área de sementes”, afirma o presidente do Comitê Organizador do CBSementes, Drº Fernando Augusto Henning.
Num primeiro momento, Henning destaca entre os temas, a importância dos bancos de germoplasma vegetais, que são locais onde se guardam todas as sementes e variabilidade genética de espécies do mundo todo, para a garantia da sobrevivência e melhoramento das plantas.
“Este assunto é superimportante neste momento em que se discute a preservação da biodiversidade, principalmente nesta época de impactos de mudanças climáticas, queimadas nas regiões florestais e conflitos entre países”, afirma Henning.
Segundo ele, o debate quer trazer à tona a importância e a qualidade da semente, mostrando, desta forma, como os bancos de germoplasmas, incluindo desde às espécies florestais a grandes culturas, estão atuando no mundo todo.
Outro assunto que pauta o evento refere-se à edição gênica aplicada à produção e qualidade de sementes em geral, com foco na tecnologia Crispr que está revolucionando as pesquisas na área de genética em todo o mundo.
Em linhas gerais, uma edição de genomas permite desenvolver culturas agrícolas resistentes a pragas, corrigir genes defeituosos em genomas e reescrever todos os genomas de microrganismos.
“Queremos trazer para a discussão todas as tecnologias que estão chegando e já são realidade, preparando a sociedade para entender um pouco mais sobre essas ferramentas que são muito mais efetivas do que a própria transgenia, principalmente quando a gente fala em qualidade de sementes”, enfatiza Henning.
A importância da plantabilidade para diversas culturas é mais um assunto relevante dentro das discussões. Um dos palestrantes deste painel será o professor da Unesp, Dr. Paulo Roberto Arbex, que vai falar sobre grandes culturas e plantabilidade em geral.
“O conceito de plantabilidade vem sendo muito utilizado para conferir a qualidade de semeadura, entre as diversas espécies e é um grande desafio em termos de estabelecimento das culturas”, observa  o presidente do evento.
Além de falar sobre novas tecnologias e inovações do setor sementeiro, o CBSemente vai debater um assunto essencial à classe sementeira sobre o futuro do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes. Esse painel será organizado pela professora Denise Cunha Dias, editora-chefe do Journal of Seed Science (JSS).
“Esse é um momento oportuno para falarmos sobre isso e a professora tem boa inserção nas universidades. Ela sente as dores e as necessidades dos alunos em relação ao mercado sementeiro”, complementa Henning.
Público – Durante os quatros dias de CBSementes são esperados técnicos, produtores rurais, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes, além de representantes da indústria e do governo vinculados ao setor de sementes e das principais empresas do setor.

EVENTO
XXI Congresso Brasileiro de Sementes
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expo Unimed, curitiba (PR)
Inscrições: https://www.cbsementes.com/.

Inicio Eventos XXI Congresso Brasileiro de Sementes traz programação especial