20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, março 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasYANMAR incorpora sistema de telemetria em tratores da linha Solis

YANMAR incorpora sistema de telemetria em tratores da linha Solis

Solução simplifica a gestão da frota e amplia o acesso à inovação no campo

Divulgação YANMAR
Solução simplifica a gestão da frota e amplia o acesso à inovação no campo

Comprometida com a inovação e acessibilidade tecnológica para os pequenos e médios produtores rurais, a YANMAR – multinacional japonesa fabricante de máquinas compactas para diversos setores da indústria brasileira, entre eles, o agrícola -, apresenta o YANMAR Protection, novo sistema de telemetria para os tratores da linha Solis. A novidade foi desenvolvida para proporcionar maior desempenho, eficiência e suporte técnico dos tratores.

“Sabemos que a tecnologia já é uma realidade no campo, mas ainda pouco acessível e não completamente disponível para o produtor rural, principalmente no contexto da agricultura familiar. Embora este perfil represente um dos maiores volumes de produção no Brasil, o acesso a novas tecnologias ainda é limitado e, muitas vezes, pouco funcional. Pensando nisso, visamos oferecer um sistema que realmente funciona, utilizando comunicação via GPRS e GPS, uma vez que a conectividade nas fazendas ainda é um desafio”, comenta Fábio Miskulin, gerente de Pós-Vendas e de Marketing da YANMAR South America.

Cenário do uso de tecnologias no campo
De acordo com um estudo conduzido pela pesquisadora Maira de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), mais de 95% dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia digital em suas propriedades. Apesar da alta adesão, o avanço mais robusto dessas ferramentas é dificultado pela conectividade precária no campo. O levantamento mostra que o uso de softwares de gestão é maior no Centro-Oeste, adotado por 80% dos produtores, enquanto no Nordeste, essa porcentagem é de apenas 41%.

Ainda segundo o estudo, tecnologias digitais também têm sido aceitas em propriedades a partir de 100 hectares e 10 funcionários, sendo mais comuns entre fazendas de grande extensão e produtores com maior renda bruta anual. A pesquisa reforça que a adoção da agricultura digital é um caminho sem volta, mas destaca a necessidade de soluções acessíveis e funcionais para pequenos e médios produtores.

“Nesta linha o YANMAR Protection responde a essa demanda da agricultura familiar se tornando uma solução prática e viável”, pontua Miskulin. O sistema monitora em tempo real a geolocalização do trator e fornece dados como horas trabalhadas e alertas automáticos sobre revisões programadas. Disponível via aplicativo ou web, a ferramenta permite que produtores planejem manutenções de maneira eficiente, assegurando o cumprimento dos intervalos necessários para preservar a garantia do equipamento. Além disso, um módulo opcional de proteção do motor desliga automaticamente a máquina em caso de anomalias como superaquecimento ou baixa pressão de óleo, prevenindo danos mais graves.

“Com esta tecnologia, buscamos não apenas aumentar a produtividade, mas também fortalecer o relacionamento entre produtores, distribuidores e a YANMAR, promovendo uma gestão inteligente das operações no campo”, complementa o gerente.

O sistema, integrado aos tratores Solis, destaca-se por sua simplicidade de uso e aplicação prática, especialmente para pequenos e médios produtores. No momento da entrega técnica, distribuidores oferecem orientações detalhadas sobre a utilização do sistema, garantindo que mesmo produtores com pouca familiaridade tecnológica possam aproveitar ao máximo os recursos oferecidos.

Inicialmente, o YANMAR Protection está sendo disponibilizado como item de série no trator YANMAR Solis 105, sem custo adicional por um período inicial de dois anos. Após esse prazo, a renovação do contrato é opcional, garantindo flexibilidade aos clientes. Para outros modelos da linha, o sistema estará disponível como item opcional, podendo ser incorporado gradualmente de acordo com a demanda do mercado.

A YANMAR destaca que a iniciativa visa agregar valor aos equipamentos destinados à agricultura familiar, incentivando práticas mais eficientes e conectadas às necessidades do campo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção agrícola avança 500% em quatro décadas

O agronegócio brasileiro está entre os principais do mundo, atingindo altos níveis produtivos e sendo responsável por grande parte das exportações mundiais. Levantamento dos dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de quatro décadas (1980 a 2020) comprova que a safra de grãos cresceu 506% e a área plantada avançou somente 64,2%. Nesse período, a produtividade deu salto de 303,8%.

Tecnologia e inovação para nutrir o mundo

O acesso ao alimento é um direito fundamental do ser humano. Infelizmente, os números da fome ..

Como a pandemia fez soluções colaborativas se tornarem regra, não exceção

Desenvolver uma solução, por definição, é criar respostas para uma questão. Quando pensamos em soluções inovadoras, olhamos para formas inéditas ou pouco exploradas para resolver problemas.

Secretaria de Agricultura de São Paulo lança manual para incentivar Indicação Geográfica no Estado

Registro aumenta rentabilidade e competitividade de produtos agrícolas locais; Pasta auxilia produtores a obterem o reconhecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!