22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesYara destaca fertilizantes de alta tecnologia na Agrishow

Yara destaca fertilizantes de alta tecnologia na Agrishow

Portfólio nutricional têm foco em culturas-chave para o Estado de São Paulo, como a cana-de-açúcar e o abacate, e leva maior produtividade e sustentabilidade para o campo

Imagem de arquivo

A cana-de-açúcar e o abacate são culturas estratégicas para o agronegócio paulista. O Estado é responsável pela produção de 60% da cana do Brasil em suas 171 unidades sucroalcooleiras, quase a metade das 360 em funcionamento no país. São Paulo também lidera o cultivo de abacate, à frente de Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo. Essa posição de protagonismo está calcada principalmente em pesquisa e tecnologia, indispensáveis para práticas agrícolas de alta produtividade e sustentabilidade.

Neste contexto, a Yara, líder mundial de nutrição de plantas, leva para a 29ª edição da Agrishow, entre 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), seu portfólio completo de soluções nutricionais, que combina conhecimento agronômico, ferramentas digitais e fertilizantes de alta tecnologia, com menor pegada de carbono. “Estratégias assertivas de manejo, pautadas em conhecimento e inovação, são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, de forma a colaborar tanto para a segurança alimentar do planeta, reforçando o papel do Brasil de celeiro do mundo, quanto para a prosperidade do agricultor”, afirma Diogo Rezende, Diretor Comercial da Yara Brasil. “Estamos empenhados em contribuir com a transformação dos sistemas alimentares para um modelo cada vez mais resiliente e sustentável, que traga benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos”.

Cana-de-açúcar

O segmento vem produzindo mais por hectare cultivado, proporcionando redução de custos ao produtor e trazendo mais benefícios relacionados à sustentabilidade ambiental. Entre os fatores-chave que contribuem para esse desempenho está uma adubação equilibrada. Para essa cultura, a Yara contará na feira com as linhas YaraMila, YaraBela e YaraVita, combinação de fertilizantes especiais de alta performance que possibilitam mais qualidade e produtividade. 

A cultura canavieira, aliás, motivou dois estudos recentes promovidos pela empresa. Um deles revelou que a nutrição foliar com macro e micronutrientes e extrato de algas obteve ganhos de produtividade de 6 a 8 toneladas de colmos por hectare, em média. A pesquisa observou ainda um aumento na concentração de açúcar por tonelada de colmo, com ganhos de 2 toneladas por hectare em média, alcançando maiores índices de teor de sacarose aparente na cana (POL) e Açúcar Total Recuperável (ATR), uma característica muito importante para as usinas.

Outro estudo, em parceria com o professor doutor Carlos Alexandre Crusciol, da Unesp de Botucatu (SP), utilizou a mesma solução nutricional e constatou aumento da clorofila em 10%, indicando maior eficiência fotossintética e, consequentemente, da produção de açúcares totais. A análise revelou também menor concentração de açúcares e amido nas folhas, o que representa maior transporte para o colmo e aumento do ATR. Por fim, foi constatada aumento da produtividade de 9% em colmos e 10% em açúcar.

Além da cana-de-açúcar, a empresa também vai mostrar para os clientes na Agrishow suas soluções nutricionais voltadas à soja (YaraBasa, YaraVita) e ao café (YaraLiva Nitrabor, YaraMila, YaraBela, YaraVita). Destaque ainda para a linha YaraAmplix, que combina macro e micronutrientes com substâncias com matriz orgânica, aumentando a eficiência do uso de nutrientes e melhorando a qualidade das culturas.

Abacate e HFF

Frutas e hortaliças representam uma grande parte dos alimentos consumidos e possuem um alto potencial de crescimento, tendo a tecnologia de ponta como aliada. O Estado de São Paulo está entre as maiores áreas produtoras de culturas hortifrúti. O agronegócio paulista, por exemplo, é líder no cultivo de frutas como laranja, limão, banana e abacate.

Para contribuir com essas frentes, a Yara conta com o YaraMila Complex, outro destaque da companhia na feira. Desenvolvida para culturas com baixa tolerância à salinidade e/ou sensibilidade ao íon cloreto, como hortifruti em geral, a linha pode ser aplicada nas fases de plantio ou na cobertura, de acordo com as características de cada cultura. A solução contém oito nutrientes no mesmo grânulo, baixíssimos teores de cloro e alta qualidade granulométrica que garante facilidade na aplicação e lavouras mais uniformes.

Tecnologia no estande

A Yara também apresenta na Agrishow sua nova consultora agronômica virtual Maya, idealizada para trazer personificação ao atendimento aos clientes em diversos canais. Durante o evento, participantes poderão conhecer e interagir com esse recurso por meio de um totem disponibilizado no estande da marca. Disponível via chat no site e nas redes sociais oficiais da Yara, Maya traz recomendações sobre nutrição de cultivos e produtos e, em breve, alimentada por inteligência artificial, será capaz de realizar previsões climáticas e oferecer direcionamento comercial personalizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrishow apresentará lançamentos para elevar a produtividade e reduzir os custos do campo

Inovação tecnológica poderá ser vista nos estandes das principais empresas do segmento e, também, nas novidades preparadas pelos organizadores da feira A Agrishow, realizada de...

Agrishow 2022 terá lançamento do Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo

Objetivo é integrar os polos de desenvolvimento do interior do estado para fortalecer a inovação agropecuária com foco em sustentabilidade, bioeconomia e transformação digital.

Destaques da Bauer na Agrishow 2024

A Agrishow vai até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP)

Agrishow 2024

De 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!