25.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosYoorin aposta nos tratos culturais da cafeicultura

Yoorin aposta nos tratos culturais da cafeicultura

Rafael Marangoni Montes

Msc. Departamento técnico da Yoorin Fertilizantes

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, estando nessa posição pelo menos há 18 safras, saindo de cerca de 27 milhões de sacas na safra 1990/91 para 55 milhões de sacas na safra 2016/17 (International Coffee Organization, 2017). Essa posição se deve ao aumento de área de produção e da adoção de correto manejo agronômico, principalmente devido ao uso racional de corretivos e fertilizantes.

O cultivo de café tornou-se tradicional após a introdução dessa espécie no Brasil há muitos anos, destacando-se pela boa adaptação que o café apresentou em nosso País. Por se tratar de uma cultura perene, o café, após plantado, pode ser conduzido por muitas décadas, sendo o seu correto manejo essencial para a manutenção de boa produtividade e longevidade.

Manejo

Durante o desenvolvimento da lavoura de café, o emprego de técnicas agronômicas eficientes para o controle de mato competição, pragas, doenças e de outros fatores que possam impactar na cultura são indispensáveis para garantir o potencial produtivo. Já o emprego de corretivo e fertilizantes é fundamental para proporcionar o máximo potencial produtivo das plantas.

O estudo da fertilidade e da nutrição do cafeeiro apresenta grande destaque, haja vista a grande importância do manejo nutricional para essa cultura. O emprego de correta nutrição apresenta importantes benefícios para a cultura, como o aumento ou manutenção das altas produtividades, a melhora e/ou manutenção da qualidade da bebida do café.

Fontes nutricionais

A utilização de fontes de fertilizantes diferenciados no manejo nutricional tem apresentado maiores benefícios para a nutrição da cultura, como a linha Yoorin e o Ekosil.

A linha Yoorin é a fonte de fósforo mais completa do mercado, apresentando em sua composição, além do fósforo, macro e micronutrientes, com liberação gradual dos nutrientes e capacidade de correção do pH do solo, sendo mais eficiente que as demais fontes de fósforo.

O Ekosil é o potássio natural da Yoorin fertilizantes, sendo um silicato de potássio com alta concentração de sílica e outros nutrientes, que também apresenta liberação gradual dos nutrientes e maior eficiência que as demais fontes potássicas.

Pesquisa

Pesquisa conduzida pelo Santinato & Santinato nas safras 2015/16 e 2016/17 mostram que a utilização do Ekosil em lavoura de café proporcionou aumento de produtividade, qualidade de peneira, melhora de alguns atributos químicos do solo, além de ser feita uma única aplicação por safra. O resultado é a melhora da operacionalização na propriedade, por ser um produto que tem baixas perdas de potássio por lixiviação e baixíssima salinidade.

O Ekosil também é um produto que apresenta certificação para uso na agricultura orgânica, assim como a linha Yoorin.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brássicas como condicionadores de solo

AutoresThiago Picinatti Raposo Diretor técnico – HF Fênix thiagopicinatti@yahoo.com.br Marco Aurélio Aparecido Emerencio Diretor operacional – HF Fênix marcoaurelioemerencio@gmail.com Victor Marcio da Silva...

Yoorin Fertilizantes traz novas tecnologias para a cafeicultura e agronegócio

A empresa apresentou resultados de pesquisas com o produto Ekosil, um silicato de potássio. Tem-se observado maior produtividade e aumento da qualidade final da...

Fertilidade do solo e nutrição da mangueira contribuem para melhor produção

Francisco Maximino Fernandes maximino@agr.feis.unesp.br Vinício Martins do Nascimento Depto. de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia, UNESP " campus de Ilha Solteira A mangueira (Mangifera indica...

Cafeicultores precisam de planejamento financeiro

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), estima que o preço do café que chegará ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!