23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosYuzu: você conhece esse limão?

Yuzu: você conhece esse limão?

O limão yuzu é uma fruta cítrica exótica com um sabor único e intenso.

João Batista Medeiros Silva
Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutorando em Agronomia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB-CCA)
dnhomedeiros26@gmail.com
Adjair José da Silva
Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia – UFPB-CCA
adjairsiva.agronomia.ifpe@gmail.com

O yuzu é uma planta de porte pequeno, não ultrapassando três metros de altura na fase adulta. Ele produz pequenos frutos, com uma casca de cor amarela, sendo sua polpa mais escura que a maioria das outras variedades de limões, contendo várias sementes dentro e sendo muito aromática.
É aconselhado que o cultivo do limão yuzu seja feito em solo fértil e úmido, no entanto, nunca encharcado. O plantio deve ser realizado em sol pleno, para auxiliar em seu desenvolvimento.

Exigências nutricionais

São poucos os estudos com relação às exigências nutricionais do yuzu e tipos de adubos ou nutrientes específicos para ele. Sabe-se que ele requer uma drenagem do solo, que este seja rico em húmus e com pH ácido para neutro.
Seu cultivo requer um solo que esteja quase sempre fresco, mas de onde a água flui livremente, preferindo meia sombra à exposição total ao sol. É um porta-enxerto, com frutos de alta qualidade e rendimento, resistente à phytophthora, nematoides e fungos.
Também é tolerante a spalling e nanismo, tendo baixos níveis de resistência a solos calcários e salgados. Possui alta resistência a baixas temperaturas e tendência à poliembrionia, sendo raramente ingerido in natura devido ao seu sabor azedo.

Mercado

No Brasil, a produção de yuzu ainda é baixa, principalmente por ser um fruto ainda muito raro. No entanto, já existe produção do fruto em pequenas propriedades.
Por ser de alto custo, é cultivado em baixa escala, o que o faz ser pouco conhecido no mercado.
O Yuzu possui uma agradável fragrância cítrica, com tom floral, sendo amplamente usado na culinária japonesa e coreana. Também vem sedo utilizado na medicina tradicional chinesa como um remédio aromático, sudorífero e estomacal.
O banho quente de yuzu pode ajudar a prevenir resfriados e melhorar a circulação sanguínea.

Valor agregado

Além da fruta, a casca do yuzu é usada na formulação de medicamentos e cosméticos. Esta corresponde a cerca de 30% do peso da fruta, sendo usada especialmente como uma fibra dietética útil (DF) nas indústrias de alimentos, cosméticos e fertilizantes, além de ser biodegradável, devido ao seu alto teor de pectina.
O yuzu, como fruta comestível com casca, é principalmente transformado em chá em conserva de açúcar. O chá de yuzu é produzido com a casca e o suco. Tem eficácia na prevenção de certos tipos de doenças, devido às suas características antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Recentemente, foi descoberto que o extrato etanólico da casca do yuzu possui efeitos antidiabéticos, por meia da proteína (quinase) ativada tanto in vitro quanto in vivo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas marinhas aumentam ºBrix e reduzem queda de frutos e flores

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de...

Hérnia das crucíferas em brássicas tem controle

Carlos Antonio dos Santos Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora...

Ácidos húmicos favorecem a emergência das mudas de cana-de-açúcar

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Evento “HORIZONS“ discute as tendências da produção de alimentos no Brasil e no mundo

HORIZONS será realizado em Atibaia (SP) nos dias 9 e 10 de outubro, com a presença de mais de 200 líderes da produção de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!