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quinta-feira, novembro 21, 2024
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Inovação e sustentabilidade no currículo de ciências contábeis

Antônio Carlos de Oliveira/Reprodução

PENSANDO ESTRATEGICAMENTE POR ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA. Texto publicado originalmente no Diário de Uberlândia.

A contabilidade é uma ciência essencial tanto para o setor privado quanto para o setor público, onde a precisão no manuseio dos números pode evitar crises e garantir a estabilidade financeira. No Brasil, a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de março de 2024, representa uma reformulação significativa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis. Esta atualização visa preparar futuros profissionais para os desafios contemporâneos, integrando tecnologias avançadas, competências específicas, práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, além de promover maior interdisciplinaridade e flexibilidade curricular.

A evolução das diretrizes curriculares – As novas diretrizes foram impulsionadas pela necessidade de adaptação ao cenário tecnológico atual, no qual ferramentas como big data, inteligência artificial e blockchain transformam os métodos de processamento e análise de dados. A proposta é que os estudantes estejam preparados para operar em um mercado altamente digitalizado, desenvolvendo habilidades que vão além do conhecimento técnico, incluindo a capacidade de adaptação a novas ferramentas e plataformas tecnológicas.

Do teórico ao prático: uma abordagem moderna – A modernização do currículo de Ciências Contábeis reflete uma mudança de uma abordagem puramente teórica para uma que enfoca competências e habilidades práticas. As diretrizes incentivam o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas, essenciais para a tomada de decisões eficazes no ambiente profissional. Isso inclui a capacidade de análise crítica de relatórios financeiros, entendimento aprofundado de normas contábeis e uma forte aptidão para a resolução de problemas complexos.

Sustentabilidade e responsabilidade social – A nova estrutura curricular enfatiza a incorporação de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social nas práticas contábeis. Os futuros contadores são incentivados a entender como essas práticas podem ser integradas nos relatórios financeiros e na gestão das empresas, preparando-os para atender a uma demanda crescente por transparência e ética nos negócios.

Interdisciplinaridade e flexibilidade curricular – As diretrizes promovem uma educação mais interdisciplinar, permitindo que conhecimentos de áreas como direito, administração e economia sejam integrados ao aprendizado contábil. A flexibilidade curricular mencionada permite que as instituições adaptem seus programas às necessidades regionais e especificidades do corpo estudantil, oferecendo uma formação mais personalizada e alinhada com as demandas locais e globais.

Alinhamento com normativas internacionais – O alinhamento com normativas e práticas internacionais é crucial para a formação de contadores capazes de atuar globalmente. As diretrizes buscam garantir que os graduandos em Ciências Contábeis possam competir e colaborar em mercados internacionais, facilitando assim a mobilidade profissional e atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.

Consulta e feedback dos stakeholders – A revisão das diretrizes curriculares considerou extensivamente o feedback de acadêmicos, profissionais da área, estudantes e outros stakeholders. Esse processo de consulta ajudou a moldar um currículo que responde não apenas às exigências teóricas e práticas da profissão, mas também às expectativas e necessidades expressas pela comunidade contábil e empresarial.

A importância da adaptação ao cenário contemporâneo – A contabilidade, apesar de ser uma área respeitada, enfrenta desafios na transformação digital. A conectividade crescente alterou as configurações do mercado, tornando a experiência digital uma necessidade para as lideranças corporativas. A automatização de processos é essencial, mas os escritórios contábeis ainda mostram resistência.

Reflexões sobre a transformação da contabilidade – Historicamente, a contabilidade surgiu da necessidade de registrar trocas econômicas, evoluindo para um papel central na tomada de decisões empresariais. Compreender operações e fenômenos financeiros é vital para a definição dos rumos das empresas. No entanto, o conhecimento técnico, por mais essencial que seja, não garante excelência profissional completa. A “nova era” da contabilidade exige adaptação às tecnologias tributárias, à internacionalização das empresas, e ao crescimento do empreendedorismo.

Impacto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) – O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) representa uma transformação significativa na forma de prestação de contas ao fisco, exigindo que a legislação tributária acompanhe essas mudanças. A ciência da contabilidade precisa estar preparada para enfrentar essas transformações, e as escolas devem refletir sobre as perdas e ganhos trazidos por essas mudanças.

Conclusão – A Resolução CNE/CES Nº 1, de 2024, estabelece um marco no ensino de Ciências Contábeis no Brasil, com um olhar atento às dinâmicas do mercado global e às inovações tecnológicas. Esta reformulação prepara profissionais mais completos, responsáveis e adaptáveis às rápidas mudanças do mundo contemporâneo. O alinhamento das diretrizes curriculares com as necessidades atuais do mercado e as expectativas dos stakeholders garante uma formação robusta e moderna para os futuros contadores.

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