31.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMAPA cancelou 177 registros de agrotóxicos em 2023 e aprovou 555

MAPA cancelou 177 registros de agrotóxicos em 2023 e aprovou 555

Divulgação

Segundo Flavio Hirata, consultor na área de registro e sócio da AllierBrasil, o tempo para que um produto genérico chegue ao mercado nacional pode levar mais de 10 anos, por isso a importância de se apresentar tantos temas sobre registro, a fim de educar o mercado sobre a regulação vigente e todo o processo necessário para o registro de produtos. 

Para se ter uma ideia, em 2023, o Ministério da Agricultura aprovou 555 registros de agrotóxicos, somando 2.737 aprovações nos últimos 5 anos. Segundo Hirata, isso reflete diretamente no mercado com o aumento da competição, com maior número de players, redução dos preços e maior prazo para pagamento (para os importadores). Mas, no mesmo ano, o MAPA cancelou 177 registros, cerca de um terço do número de registros aprovados, sendo 48 registros de produtos técnicos e 129 de formulados. Dentre esses, 89 por solicitação das próprias empresas detentoras dos registros.

Hirata acredita que o número de cancelamentos de registros tende a crescer ainda mais, de acordo com o Art. 35 da Lei dos Agrotóxicos “Emitido o registro para o agrotóxico, …, o titular do registro terá até 2 anos para iniciar a produção e a comercialização do produto, sob pena de cancelamento do registro concedido”. Pouco razoável se a aprovação de um registro pode demorar 10 anos e este será sumariamente cancelado se o produto não for comercializado em 2 anos.

Estes e outros temas serão criteriosamente abordados nas palestras durante o 15º Brasil AgrochemShow nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo.

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

  • A área de exposição contará com representantes de empresas da China, Índia, Canadá, Japão, França, Alemanha, Rússia, Camarões, Brasil, entre outros países da América Latina.
  • O Registro de Agrotóxicos norteia diversas palestras do evento:

13/08

  • Prioridades e desafios da Secretaria de Defesa Agropecuária, com Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária.
  • Registro de Pesticidas no Peru, com Vanessa Del Pilar Mendoza Soto, Gerente geral da Agro Advice Perú SAC

14/08

  • Registro de Agrotóxicos e a Lei n° 14.785, com Jose Victor Torres, Coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
  • Pontos Críticos na Avaliação de Registro de Produtos Formulados, com Tatiane do Nascimento, Chefe de Registro de Produtos Formulados (MAPA)
  • Registro de Agrotóxicos: Tempo, Ações Judiciais e a Nova Lei dos Agrotóxicos, com Flavio Hirata, especialista em registro e sócio da AllierBrasil

Para participar do evento, os visitantes devem doar cestas básicas à instituição de caridade CrêSer (https://cresersp.org.br/) Apoio institucional da Abisolo e da Ama Brasil – Associação Misturadores de

ARTIGOS RELACIONADOS

Bactérias da folha da laranja reduz impacto de agrotóxicos

O uso indiscriminado de agrotóxicos gera uma série de impactos ao meio ambiente. Dependendo da forma como são aplicados e da dose empregada nas plantações, os produtos podem se acumular no solo, rios ou nas próprias hortaliças, afetando insetos que vivem no local, como as abelhas, e poluindo recursos hídricos.

70% dos agrotóxicos são consumidos no Cerrado

Agenda Jurídico-Política da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado apresenta recomendações para redução e prevenção de impactos causados por agrotóxicos

Biológicos são ‘boa nova’ para o agricultor

Aumento da oferta de biológicos impulsiona o MIP, reforça eficácia do controle de pragas e potencializa rentabilidade e crédito ao produtor

Anvisa mantém proibição do uso do herbicida Paraquat

Produtos químicos, como os herbicidas, são amplamente utilizados na agricultura no controle de plantas daninhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!