Os tradicionais Encontros e Simpósios Brasileiro de Hidroponia, desde a sua criação em 2006, vêm sendo realizados pelo Laboratório de Hidroponia da UFSC (LabHidro) em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O último evento foi realizado em 2022 no Centro de Eventos Oceania, na praia dos Ingleses.
Mas agora temos mais novidades: considerando que tem sido marcante a presença de hermanos dos países de língua latina, o próximo evento, em 2024, será oficialmente Latino-Americano.
O evento manterá o mesmo formato, com uma Feira de 40 estandes de empresas e muitas palestras, atendendo um público diversificado entre hidroponistas, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e empresas.
Portanto, reserve esta data: XIV Encontro e VI Simpósio Latino-Americano de Hidroponia, nos dias 26 e 27 de setembro de 2024. Local: Oceania Convention Center (praia dos Ingleses).
Como em outras edições, espera-se um público de aproximadamente 500 participantes. Entre uma atração e outra (palestras, passeios pelas estandes e trabalhos científicos) o que mais se vê são rodas de amigos e a formação de novas amizades. Deslumbrados com tantas oportunidades, os participantes podem afirmar: este evento é um presente de Deus!
Mas que evento é este? A resposta é muito simples: Um evento que reúne, no mesmo espaço, produtores, empresas, técnicos e pesquisadores. Portanto, um evento único. Um show de contatos, de negócios, de conhecimentos e um tempo para rever e fazer amigos. Um evento técnico, científico e mercadológico.
Os Encontros contribuíram significativamente para impulsionar o cultivo hidropônico em todo território brasileiro. Ajudaram a desvendar e a difundir a tecnologia em todos os níveis da cadeia produtiva. Hoje, pequenos, médios e grandes produtores estão presentes em cada Estado brasileiro. Muitos produtores de outros países também são agradecidos pelo evento.
No primeiro Encontro, em 2006, os produtores chegaram com problemas de toda ordem, com semblante desanimador. Na época, já não existiam os Encontros organizado pelo Bliska na Unicamp (1997-2001). O fungo de raiz Pythium estava no auge, destruindo plantações hidropônicas. Uma quebradeira atrás da outra. Problemas de manejo, estruturas, calor, doenças, pragas… Muitas Lojas ou Revendas não conseguiam receber o dinheiro dos produtores, pois estes estavam endividados.
Mas acontecia ali, em 2006, o início da virada. Uma bola de neve positiva foi se formando ano a ano. A tecnologia foi sendo desvendada mais e mais. As discussões foram sendo assimiladas, de modo que o cultivo hidropônico no Brasil alcançou níveis impressionantes, com destaque mundial. Dificilmente algum país terá tantos produtores de norte a sul, de leste a oeste como no Brasil. Se hoje tem 8mil ou 10mil produtores ninguém sabe, mas com certeza o número é significativo, superior a outros países. Um detalhe importante: a maioria absoluta são pequenos e médios produtores, fato este que favorece o aquecimento e a estabilidade da cadeia produtiva.
Lembrando que desde o ano 2014, os acadêmicos e pesquisadores já podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos, pois o evento é também um Simpósio. Há oportunidade de publicação nos Anais do Evento (com ISSN) e de apresentação na forma de pôster ou oral.
O objetivo deste Evento é compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo segmento da cadeia produtiva. Também, promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa.
Fique ligado… estamos organizando cada detalhe para o próximo em 2024… justamente para você! Que Deus nos abençoe!