17.8 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCampo Futuro da Bovinocultura de corte aponta desafios ao crescimento

Campo Futuro da Bovinocultura de corte aponta desafios ao crescimento

Reuniões em Cerqueira César, São José do Rio Preto e Pompeia apontaram o tipo de ação em cada região

Divulgação

Os painéis de Campo Futuro, projeto da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sindicatos Rurais, apontaram na última semana os desafios da bovinocultura de corte. Em três cidades do interior paulista os técnicos avaliaram custos e os desafios para o crescimento do setor.

Em Cerqueira César a propriedade modelo analisada trabalha com o sistema de recria de bovinos em uma área de mais de 72 hectares. São comercializados 55 animais ao ano, entre bezerros desmamados e garrotes. O principal componente do custo operacional efetivo (COE) é a aquisição de animais, que atinge 72,8%.

Já em São José do Rio Preto foram levantados os custos de produção da engorda em confinamento, considerando 1.000 cabeças ao ano. Neste sistema, a aquisição de animais representou 64,9% do COE, seguida pela alimentação, com 26,1%. A região conta com forte presença da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, o que praticamente esgotou o estoque de pastagens, afetando o sistema de criação extensiva.

Em Pompeia, a propriedade modal realiza a recria de bovinos, comercializando anualmente 213 animais. Nesse sistema, a aquisição dos animais para a recria representou 72,6% do COE. Na região, o principal arrendamento que complementa a renda do produtor rural é o cultivo de amendoim, que além de proporcionar uma renda adicional, compete com a atividade pecuária devido no uso da terra.

“Esses painéis são importantes para compreender as perspectivas do setor e identificar os gargalos que afetam o crescimento e a rentabilidade da atividade. Nosso Departamento Econômico, juntamente com os parceiros do projeto, tem realizado um trabalho exemplar nesses levantamentos, engajando os produtores e desenvolvendo materiais que auxiliarão na tomada de decisões estratégicas para o setor. Além disso, essas ações contribuirão para o desenvolvimento de propostas visando o fortalecimento da pecuária.”, concluiu o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que esperar em 2024 para o agronegócio?

Recordes na produção de carne, soja, práticas sustentáveis e tecnologia impulsionaram o setor.

Do pequeno ao grande produtor

A CNA trabalha lado a lado com o produtor rural. Confira a realidade desses trabalhadores.

Do campo pra você

Neste episódio, conheça produtoras, especialistas e lideranças do setor que fazem a diferença no campo e na cidade.

Financiamento para o setor agropecuário é uma prioridade, diz CNA

Especialista sugere alternativas aos produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!