O mercado de cosméticos, que se apropriou dos superfoods – alimentos que contém grandes quantidades de nutrientes – vem crescendo significativamente nos últimos anos, impulsionado pela demanda dos consumidores por produtos mais naturais, sustentáveis e eficazes. Segundo um estudo da Statista, o tamanho do mercado de alimentos saudáveis e bem-estar ultrapassou 23,5 bilhões de dólares em 2023. Com a crescente popularidade e a expectativa de uma adoção mais ampla pelos consumidores nos próximos anos, os superalimentos devem ter um valor de mercado de 38,5 bilhões até 2033. E, segundo as mais recentes tendências de beleza no Brasil, é possível notar, ainda, que mesmo aqueles que não buscam especificamente produtos naturais, estão inclinados a experimentar produtos que oferecem benefícios funcionais comprovados, como hidratação intensa, ação antissinais e melhora da elasticidade da pele.
Dentro desse contexto, Boticário foi pioneiro na utilização da quinoa – que se destaca como um dos superalimentos mais poderosos –, em linha completa de produtos de cuidados corporais. Através de pesquisas, constatou-se o potencial do ativo, não apenas por suas propriedades nutricionais, mas também por seus benefícios extraordinários para a pele. E, com essa descoberta, a marca passou a usar o óleo de quinoa em linha para a derme, destacando seu principal benefício: até 77%* de estímulo à produção natural de colágeno na pele. A inovação faz parte de todo o portfólio da marca desde 2017 e a marca foi reconhecida pela organização global Mintel como pioneira no uso.
“Com o respaldo da Mintel e uma tecnologia patenteada única, consolidamos Nativa SPA numa posição líder em inovação no mercado de beleza, trazendo aos consumidores todo o poder da quinoa. Esse ativo tem sido essencial para criarmos produtos que não só cuidam, mas que também oferecem uma experiência de beleza mais profunda e eficaz, com resultados que vão além da estética”, comenta Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.
O óleo de quinoa presente nos produtos de Nativa SPA é essencial para melhorar a elastina e o tônus, resultando em uma pele mais firme, macia e tonificada. Além disso, sua poderosa ação antioxidante ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Outro grande diferencial é a capacidade de promover uma hidratação intensa e duradoura, aumentando a retenção de água na pele, o que também auxilia na prevenção de estrias. O óleo de quinoa desempenha ainda um papel crucial na recuperação da barreira cutânea, promovendo a renovação celular e protegendo a pele contra agressões externas.
Nativa SPA, do Boticário, não apenas introduziu o óleo de quinoa no mercado cosmético, mas revolucionou o modo como ele é utilizado. Com um método exclusivo de extração desenvolvido pela própria marca, a cada 25 kg de sementes de quinoa é extraído 1 kg de óleo concentrado, que passa por um processo de purificação para garantir a máxima eficácia. “Nossa tecnologia de extração e purificação é única, o que nos permite oferecer um produto que se destaca por ser até 530 vezes mais nutritivo que o óleo de coco, e que verdadeiramente transforma a pele de nossos consumidores”, explica Bruna.
Com mais de 170 produtos em seu portfólio, Nativa SPA oferece uma variedade de loções hidratantes e texturas acquagel, todas enriquecidas com o potente bioéster de quinoa. Cada linha da marca combina diferentes ingredientes que, junto ao ativo estrela, potencializam a hidratação e nutrição da pele, oferecendo uma experiência de cuidado corporal incomparável. Confira aqui o portfólio completo.