Pela quarta vez, o Centro Histórico de Porto Seguro, no Sul da Bahia, será o cenário para a edição do Festival de Aves de 2024. O evento, que é gratuito e aberto ao público, está programado para os dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024 e trará uma programação para pessoas de todas as idades. Haverá oficinas, atividades educativas, exposições, palestras com especialistas e a atrativa observação de aves ao ar livre.
O festival tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza, utilizando como principal atrativo a observação de aves na natureza, uma atividade que tem crescido nos últimos anos e vem se tornando uma tendência no turismo ambiental.
“Nossa região abriga diversas espécies de aves, incluindo algumas raras e endêmicas, ou seja, que existem apenas aqui na Costa do Descobrimento. Por essa razão, organizar um festival voltado para a educação ambiental, com ênfase na observação de aves, é uma maneira crucial de conscientizar tanto a comunidade local quanto os turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nossa região”, destaca Regina Damascena, analista ambiental da Veracel e organizadora do evento.
O festival é uma realização da RPPN Estação Veracel, em parceria com a RPPN Rio do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, a Universidade Federal do Sul da Bahia e conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Este ano se juntaram para a realização do evento outras três Unidades de Conservação do território, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, o Parque Nacional do Descobrimento e o Parque Nacional do Alto Cariri.
Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a RPPN Estação Veracel é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza.
Na área da Estação Veracel já foram registradas mais de 260 espécies de aves e muitos observadores de aves visitam a RPPN todos os anos com esse propósito. Além disto, 18 publicações científicas nacionais e internacionais relacionadas à avifauna na RPPN Estação Veracel já foram publicadas.