25.3 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPromovido pela Caramuru Alimentos, sexta edição do Giratech celebra a safra do...

Promovido pela Caramuru Alimentos, sexta edição do Giratech celebra a safra do girassol

No último dia 05/09, a Caramuru Alimentos S.A, posicionada entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro e a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, realizou, em Itumbiara (GO), o Giratech, um evento focado no cultivo do girassol, de cunho educacional e gratuito. A empresa celebra o crescimento de 3% em área total plantada dos produtores que vendem para a companhia, chegando a mais de 48 mil hectares: foram 48.067, na comparação aos 46.393 do último ano. 

Para o evento deste ano, a empresa ressalta o crescimento da área plantada, mesmo com fatores adversos e que tenham gerado obstáculos no cultivo de inverno, como o fenômeno La Niña, que desde o ano passado tem levado chuvas e secas extremas a diversas partes do País.

“Mesmo este não sendo o melhor ano em termos de natureza, alguns produtores tiveram resultados extraordinários e queremos destacar isso. O girassol é uma cultura que dá a possibilidade de trabalhar com pouca água e muita margem de segurança. Em termos de liquidez, já recebemos e, mesmo tendo sido um ano mais árduo, este é o segundo maior volume originado na nossa história: 50 mil toneladas”, explica Túlio Ribeiro, Gerente de negócio girassol da Caramuru.

Para esta edição do Giratech, a sexta, a Caramuru esperava 600 pessoas, sendo cerca de 300 produtores. A empresa cresceu quase 150% em área plantada nas últimas cinco safras. O cultivo de girassol tem diversas vantagens, em especial no que tange o custo-benefício com risco baixo. Numa comparação com o cultivo do milho, por exemplo, enquanto este último precisa de 600 milímetros de chuva para se desenvolver, o girassol já rende bem com 250 milímetros. O investimento em tecnologia por hectare é outra vantagem: o girassol demanda R$ 1600/hectare e o milho está em torno de R$ 3 mil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil importa 80% do óleo de girassol

Nos últimos anos, houve um aumento no consumo dos subprodutos de girassol no Brasil, sendo este impulsionado pela comprovação da excelente qualidade nutricional do óleo comestível extraído de seus grãos.

Girassol no controle de pragas do tomateiro

A crescente conscientização ambiental dos consumidores e agricultores tem favorecido a utilização de técnicas mais sustentáveis para o controle de pragas.

Prêmio Sistema Famato em Campo revela sete fazendas de MT com inovações no campo

As fazendas Seis Amigos, localizada em Tapurah, e Santa Amélia, de Campo Novo do Parecis, foram as vencedoras da 3ª Edição do Prêmio Sistema...

É hora de controlar o mofo branco em feijão

  Gustavo Antônio Ruffeil Alves Doutor e professor do Núcleo de Estudos Aplicados em Fitopatologia - NEAFito, Universidade Federal Rural da Amazônia - (UFRA) Anderson Gonçalves da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!