32.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSegredos do Feijão-Carioca: curiosidades do grão que conquistou a mesa dos brasileiros

Segredos do Feijão-Carioca: curiosidades do grão que conquistou a mesa dos brasileiros

Feijão – Foto: IBRAFE

O feijão é um dos produtos agrícolas de maior relevância econômica e social no Brasil. Conhecido como “democrático”, ele se destaca por ser acessível a diferentes bolsos e por agradar os mais variados paladares, fazendo parte da alimentação cotidiana da maior parte da população. 

Entre as diversas variedades de feijão consumidas no país, o feijão-carioca é considerado o “queridinho” dos brasileiros, representando 66% do consumo nacional. Ele está presente em pratos típicos da culinária brasileira, desde o clássico arroz com feijão, até o saboroso baião de dois. 

Além de ser versátil na cozinha, o feijão carioca é nutritivo, rico em vitaminas e fonte de proteína, carboidratos e minerais. Pensando nisso, a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão, separou algumas curiosidades sobre o grão. Confira a seguir: 

1) O feijão carioca não tem origem no Rio de Janeiro

Apesar do nome, esse tipo de feijão foi desenvolvido na década de 1970 em Palmital, no interior de São Paulo. O nome “carioca” vem da semelhança com a pelagem clara e manchas escuras da raça de porco carioca. 

2) Contribui no combate à anemia e fortalece os ossos

Seus grãos contém alto nível de fibra e proteína, podendo ser um importante aliado para evitar a anemia. Além disso, é rico em ferro e cálcio, contribuindo para a saúde dos ossos e dos dentes. 

3) Tempo de cozimento mais curto em comparação com outros tipos de feijão

O feijão carioca tende a cozinhar mais rápido devido à sua textura e espessura dos grãos, que facilitam a absorção da água durante o cozimento, podendo ser uma escolha prática para diferentes receitas. 

4) É rico em nutrientes e aumenta os níveis de energia

Rico em proteínas vegetais, fibras, ferro e vitaminas do complexo B, essa variedade de feijão é excelente em termos de nutrição, aumentando a vitalidade e os nutrientes para o dia a dia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultora de Minas Gerais transforma fazenda centenária em museu rural

Propriedade no município de Inhapim, no Vale do Rio Doce, recebe turistas e excursões escolares Carro de boi, arados, moinho, monjolos, carneiro hidráulico, engenho e...

UPL apresenta suas tecnologias e inovações no XV Encontro Nacional da Batata

Nos dias 25 e 26 a empresa apresenta seu lançamento Unizeb Glory para Batata, em Holambra (SP) Pensando nos desafios encontrados no campo pelos produtores...

Ácidos húmicos disponibilizam fósforo para as plantas

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Antracnose é sério problema no feijoeiro

  Giovani Belutti Voltolini giovanibelutti77@hotmail.com Ricardo Nascimento Lutfala Paulino Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Teruel Rezende Engenheiro agrônomo, doutorando em Agronomia -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797