Sergio Almeida
Engenheiro Agrônomo – Plant Health Care
No competitivo mercado agrícola e em tempos de incertezas climáticas, a busca por maior produtividade e qualidade tem levado os produtores a adotarem novas tecnologias para fazer frente aos desafios crescentes.
Na área de manejo fitossanitário de doenças, uma inovação que vem ganhando destaque é o tratamento de sementes com Saori®, primeiro fungicida com a tecnologia PREtec (Plant Response Elicitor Tecnology) recomendado para o manejo de doenças foliares em soja, aplicado em tratamento de sementes, lançado no Brasil em 2022.
Com o objetivo de assegurar uma melhor sanidade da lavoura de soja e maiores produtividades, o produtor de soja depara-se atualmente com a necessidade de adotar uma aplicação de fungicida anterior à primeira aplicação de fechamento de dossel.
Denominada aplicação V0 ou aplicação cega, ela é realizada no estádio V3 ou V4, cerca de 25 a 30 dias após a emergência da soja, quando a planta se encontra em um momento mais susceptível ao ataque de diversos patógenos e os tratamentos de sementes tradicionais não tem mais efeito sobre a planta.
Saori®, por outro lado, aplicado em tratamento de sementes, atrasa a entrada de ferrugem da soja em pelo menos duas semanas, controlando a ferrugem e outras doenças ainda em sua fase oculta na lavoura – aquela quando os sintomas ainda não são aparentes, mas os esporos do fungo já se encontram na região, eliminando a necessidade da aplicação V0 no manejo de doenças. Além disso, ao longo do ciclo da soja, Saori® mantém as folhas do baixeiro por mais tempo, assegurando que elas possam contribuir com a produtividade final da lavoura.
Sustentabilidade
Ao contrário de fungicidas químicos convencionais, Saori® é um peptídeo de origem natural, desenvolvido a partir de microorganismos, que se alinha com as práticas de agricultura regenerativa e de baixo impacto ambiental e representa uma nova classe de tecnologia que estimula o sistema imune das plantas através de ação fisiológica e ativação de genes de defesa contra doenças.
Ensaios realizados pela Plant Health Care no Brasil, mostraram que a aplicação de Saori® em tratamento de sementes na soja aumenta a eficiência dos fungicidas foliares para o manejo de mancha alvo, DFC e ferrugem em até 45%, e contribui para um incremento médio de produtividade de 5 sc/ha.
Facilidade de aplicação e baixo custo
Saori® é aplicado diretamente nas sementes, tornando seu uso simples, eficiente e de baixo custo. A lavoura protegida de doenças desde o início de seu ciclo, apresenta maior vigor, resultando em menores perdas e uma colheita mais uniforme, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência do uso de insumos, reduzindo a necessidade de pulverizações posteriores com fungicidas convencionais ao longo do ciclo da planta.
Para o produtor de soja, o tratamento de sementes com Saori® oferece uma combinação poderosa de proteção, sustentabilidade e eficiência e se posiciona como uma ferramenta essencial para o seu sucesso na produção de alimentos, em um cenário de desafios climáticos e de manejo fitossanitário da lavoura.