21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTratamento de sementes: controle de doenças foliares da soja

Tratamento de sementes: controle de doenças foliares da soja

Sergio Almeida
Engenheiro Agrônomo – Plant Health Care

No competitivo mercado agrícola e em tempos de incertezas climáticas, a busca por maior produtividade e qualidade tem levado os produtores a adotarem novas tecnologias para fazer frente aos desafios crescentes.

Na área de manejo fitossanitário de doenças, uma inovação que vem ganhando destaque é o tratamento de sementes com Saori®, primeiro fungicida com a tecnologia PREtec (Plant Response Elicitor Tecnology) recomendado para o manejo de doenças foliares em soja, aplicado em tratamento de sementes, lançado no Brasil em 2022.

Com o objetivo de assegurar uma melhor sanidade da lavoura de soja e maiores produtividades, o produtor de soja depara-se atualmente com a necessidade de adotar uma aplicação de fungicida anterior à primeira aplicação de fechamento de dossel.

Denominada aplicação V0 ou aplicação cega, ela é realizada no estádio V3 ou V4, cerca de 25 a 30 dias após a emergência da soja, quando a planta se encontra em um momento mais susceptível ao ataque de diversos patógenos e os tratamentos de sementes tradicionais não tem mais efeito sobre a planta.

Saori®, por outro lado, aplicado em tratamento de sementes, atrasa a entrada de ferrugem da soja em pelo menos duas semanas, controlando a ferrugem e outras doenças ainda em sua fase oculta na lavoura – aquela quando os sintomas ainda não são aparentes, mas os esporos do fungo já se encontram na região, eliminando a necessidade da aplicação V0 no manejo de doenças. Além disso, ao longo do ciclo da soja, Saori® mantém as folhas do baixeiro por mais tempo, assegurando que elas possam contribuir com a produtividade final da lavoura.

Sustentabilidade

Ao contrário de fungicidas químicos convencionais, Saori® é um peptídeo de origem natural, desenvolvido a partir de microorganismos, que se alinha com as práticas de agricultura regenerativa e de baixo impacto ambiental e representa uma nova classe de tecnologia que estimula o sistema imune das plantas através de ação fisiológica e ativação de genes de defesa contra doenças.

Ensaios realizados pela Plant Health Care no Brasil, mostraram que a aplicação de Saori® em tratamento de sementes na soja aumenta a eficiência dos fungicidas foliares para o manejo de mancha alvo, DFC e ferrugem em até 45%, e contribui para um incremento médio de produtividade de 5 sc/ha.

Facilidade de aplicação e baixo custo

Saori® é aplicado diretamente nas sementes, tornando seu uso simples, eficiente e de baixo custo. A lavoura protegida de doenças desde o início de seu ciclo, apresenta maior vigor, resultando em menores perdas e uma colheita mais uniforme, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência do uso de insumos, reduzindo a necessidade de pulverizações posteriores com fungicidas convencionais ao longo do ciclo da planta.

Para o produtor de soja, o tratamento de sementes com Saori® oferece uma combinação poderosa de proteção, sustentabilidade e eficiência e se posiciona como uma ferramenta essencial para o seu sucesso na produção de alimentos, em um cenário de desafios climáticos e de manejo fitossanitário da lavoura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento de sementes de soja cresce 18% na safra 2023-24 e vai a R$ 3,6 bilhões

Levantamento apurou que sementes protegidas por fungicidas, inseticidas e nematicidas são empregadas em 99% da área plantada; pesquisa revela ainda que o tratamento pelo processo industrial cobre hoje 51% dos cultivos

Sojicultores investem no controle biológico de doenças foliares

Um mercado nacional de R$ 829 milhões - e em acelerado crescimento - de acordo com a Blink Projetos Estratégicos.

Adoção de Tratamento de Sementes na Indústria demonstra um mercado em expansão

Pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França-Neto, apresentou levantamento detalhado sobre o TSI durante o XXII CBSementes

Corteva marca presença no 2º Simpósio Online

Evento acontece de 5 a 7 de abril com foco em inovações e tecnologias para o controle sustentável de nematoides.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!