Thiago Alberto Ortiz
Engenheiro agrônomo, doutor em e professor – Universidade Paranaense (UNIPAR) (campus Umuarama-PR)
thiago.ortiz@prof.unipar.br
Lígia Maria Maraschi da Silva Piletti
Engenheira agrônoma, doutora em Produção Vegetal e professora – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
ligia.piletti@ifms.edu.br
A seca é um dos principais fatores ambientais que limita o crescimento das plantas e representa um dos fenômenos naturais que mais influencia a produtividade agrícola.
A bactéria da seca: Bacillus aryabhattai cepa CMAA 1363
Em pesquisa realizada no bioma Caatinga, a Embrapa identificou uma bactéria benéfica nas raízes de uma Cactaceae, o mandacaru, capaz de trazer mais resiliência às lavouras submetidas a estresses abióticos.
Após 12 anos de pesquisas para seleção e validação dessa bactéria, parceria público-privada, entre a Embrapa e a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, foi desenvolvido um produto comercial chamado AURAS®. Esse bioinsumo contém a bactéria, Bacillus aryabhattai cepa CMAA 1363, isolada das raízes do mandacaru.
Ao ser aplicado nas sementes, o AURAS® estimula o desenvolvimento e o crescimento do sistema radicular. Assim, a planta explora uma área de solo maior e melhora a absorção de nutrientes e água em camadas mais profundas. Além disso, a bactéria coloniza todo o sistema radicular com substâncias que protegem e hidratam as raízes, otimizando o uso da água pela planta. Ela também controla a perda de água pela parte aérea, induzindo uma tolerância sistêmica, e reduz o acúmulo de substâncias responsáveis pelo envelhecimento da planta, o que o que podem estimular um encurtamento de ciclo das culturas e consequentemente reduzir potencial produtivo.
Com esses mecanismos de proteção, AURAS ® permite que a planta resista às intempéries climáticas, sobretudo em condições de restrições hídricas e altas temperaturas protegendo então seu potencial produtivo.
A característica inovadora do AURAS® é a presença da cepa CMAA 1363 de Bacillus aryabhattai que protege as plantas mesmo durante os longos períodos de estiagem. Esta bactéria é ativa no solo mesmo durante estiagens, conferindo um ambiente de produção mais seguro aos produtores.
A característica inovadora do AURAS® é a presença da cepa CMAA 1363 de Bacillus aryabhattai que protege as plantas mesmo durante os longos períodos de estiagem. Esta bactéria é ativa no solo mesmo durante estiagens, conferindo um ambiente de produção mais seguro aos produtores.
Ciência em ação
AURAS®, representa uma solução inovadora que visa proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, como nutrientes e água, e a minimizar os acúmulos de estresses na planta, reduzindo assim o impacto negativo dos eventos dos estresses abióticos na produção agrícola.
Estudos realizados na Faculdade de São João del Rei investigaram o efeito do AURAS® em dois aspectos principais: (A) no estádio de germinação e emergência das plantas e (B) no desenvolvimento do sistema radicular.
Em destaque
Dado o seu impacto no cenário agrícola, o bioinsumo AURAS® foi destacado no Balanço Social 2023 da Embrapa. Esta publicação anual apresenta os principais resultados da empresa no ano anterior, incluindo ações sociais, casos de sucesso, prêmios e reconhecimentos recebidos. O balanço também aborda a adoção e os impactos econômicos, sociais, ambientais e institucionais das tecnologias desenvolvidas e implementadas pela Embrapa.
Sobre a NOOA
A NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola é uma empresa brasileira que possui como propósito cuidar do equilíbrio da terra para alimentar o mundo. A empresa apresenta um portfólio completo de soluções para o agricultor, sendo que essas soluções contribuem para o equilíbrio e a resiliência dos sistemas produtivos agrícolas.