23.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 2, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosLiderança, inovação e sustentabilidade estão no 5º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

Liderança, inovação e sustentabilidade estão no 5º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

Ano após ano, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop) promove o protagonismo feminino no agronegócio e abre um espaço inédito para que mulheres que atuam nas mais variadas posições dentro das cooperativas do agronegócio tenham voz, compartilhem seus desafios e dores, e se preparem para novas oportunidades. Nos dias 19 e 20 de novembro, o evento será realizado no resort Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, com uma agenda voltada para a capacitação, troca de experiências e fortalecimento da liderança das mulheres no setor.

“Este evento é uma oportunidade única de reafirmar o papel fundamental que as mulheres desempenham no agronegócio. A cada edição, vemos o impacto transformador que a presença feminina traz para o setor, seja na liderança de propriedades ou na gestão cooperativa”, destaca Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta. O Enmcoop 2024 conta com patrocínio master da Mitsubishi Motors.

A edição de 2023 foi realizada dentro de um navio, onde mais de duas mil mulheres vivenciaram uma experiência única em alto mar. Para este ano, o Grupo Conecta, que organiza o evento, promete inovar mais uma vez ao receber essas mulheres em um resort conceituado no sul do país, região onde a presença de cooperativas do agronegócio é muito forte.

A 5ª edição do evento conta com mulheres do agro eleitas pelo público na internet para serem as ‘comandantes’, ou seja, para terem um papel de liderança antes e durante o evento, com vídeos especiais nas redes e divulgações sobre o que fazem em suas áreas de atuação no agro. Elas são de várias regiões do Brasil: Aucilena Moreno Simões de Freitas (Alvorada do Sul/PR), Sônia Bonato (Ipameri/GO), Laís Bervind (Engenheiro Coelho/SP), Patrícia Dias Baldo (Brasil Novo/PA), Malu Anchieta (Astorga/PR), Mariana Pereira Garcia Moreira (Lavras/MG) e Carla Rossato (Sertanópolis/PR).

Entre os temas principais que serão discutidos estão: o papel da mulher no cooperativismo e como as lideranças podem estabelecer parcerias rentáveis, além de debates sobre as oportunidades e perspectivas para o futuro das cooperativas. Outro ponto de destaque será a implementação de novas tecnologias, como a inteligência artificial no campo, e a importância da comunicação eficaz dentro das cooperativas para fortalecer a gestão.

Questões essenciais como sucessão familiar, gestão financeira e a integração entre gestão de riscos, direito ambiental e ESG também terão espaço nas discussões, oferecendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que as mulheres enfrentam no agronegócio.

Dentre os destaques da programação estão o professor Gil Giardelli, palestrante de inovação, futuro e inteligência artificial; a advogada Samanta Pineda, especialista em Direito Ambiental; Paula Packer, Chefe-Geral da Embrapa Meio Ambiente; Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp; Simoni Tessaro Niehues, Conselheira administrativa da Cooperativa Lar; Fabíola Magalhães, Coordenadora da Comissão de Mulheres da Cooperativa Comigo; Rita de Bortoli, escritora e representante da Camisc; Maria José Cyrino, representante Comitê de Mulheres da Cooxupé; Luciano Tolon, gestão de eventos e cooperativismo Frísia; Carminha Missio, vice-presidente FAEB/SENAR, Conselheira Administrativa da Oilema e Diretora do Agro Santa Carmem; Marco Antonio dos Santos, sócio-fundador da Rural Clima, entre vários outros.

“A presença feminina no campo tem crescido e nosso objetivo é impulsionar essa participação cada vez mais. Queremos que mais mulheres assumam a liderança e se sintam capacitadas para inovar e contribuir com suas comunidades e o setor como um todo”, reforça Luciana

Para 2025, o Grupo Conecta prepara o inédito CCA – Congresso Conecta Agro, que acontecerá em julho, em Campinas, com a proposta de unificar eventos e se transformar em um ecossistema de acesso ao mercado do agronegócio, inovação e oportunidades.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!