25.2 C
Uberlândia
terça-feira, dezembro 3, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSem espinhos, remontantes e zero frio? Nova geração de cultivares de amora...

Sem espinhos, remontantes e zero frio? Nova geração de cultivares de amora da Emco Cal

Fotos: Martín Donoso

Martín Donoso
Engenheiro agrônomo EMCO CAL
Antonio Felippe Fagherazzi
Gerente da EMCO CAL Brasil

Atualmente, se observa que o consumo mundial de amora-preta (Rubus spp.) está em pleno crescimento. O consumo dessa fruta está relacionado, sobretudo, ao sabor único e por ser uma excelente fonte de vitaminas, antioxidantes e fibras, conquistando, assim, o paladar de milhões de consumidores que optam cada vez por opções saudáveis e naturais.

Não sendo diferente do mercado global, inúmeros produtores brasileiros também estão investindo no cultivo da amora e no aprimoramento das técnicas que permitem produção durante todo ano.

Observando essas potencialidades, a Ekland Marketing Company of California, Inc. (EMCO CAL) passa a incluir seu vasto portfólio das renomadas cultivares de amoras para os produtores brasileiros.

Essas cultivares de renome mundial irão atender características específicas do setor de congelados (IQF) e de frutas frescas (in natura). As principais novidades estarão presentes nas cultivares originárias dos programas de melhoramento genético da Universidade do Arkansas e do programa de melhoramento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Para conquistar o consumidor com uma excelente fruta fresca

Mary Carmen® (APF 122): cultivar remontante, com pequena quantidade de espinhos e hábito de crescimento ereto. A planta é pequena, de baixo vigor (permitindo elevadas densidades) e com excelente tolerância às doenças. A fruta é de qualidade superior, com excelente sabor, doçura, firmeza e elevado período de pós-colheita. A cultivar possui zero requerimento em horas de frio e é muito precoce.

Danna® (APF 409T): é uma cultivar de amora-preta remontante, sem espinhos, de crescimento ereto e baixo vigor. Se caracteriza por não possuir requerimento em horas de frio, com elevada precocidade e capacidade produtiva. As frutas são de excelente tamanho, forma e sabor.

Amanda™ (A2491T): cultivar sem espinhos e com hábito de crescimento ereto. A planta possui baixa remontância (cerca de 80% da produção é concentrada nas varas Floricanes), é de fácil manejo (requer pouca poda) e de produção precoce. As frutas são classificadas como de qualidade superior e possuem baixa reversão de cor. As plantas e frutas possuem tolerância à antracnose e não têm suscetibilidade à “ferrugem”.

Kelly® (A-2454T): cultivar não remontante, sem espinhos, com hábito de crescimento ereto. São vigorosas, permitindo rápido estabelecimento após o plantio. Ao longo do ciclo produtivo, as frutas são grandes e uniformes, crocantes, doces, firmes, saborosas, com excelente período de pós-colheita e baixa/nula reversão de cor. É uma das cultivares de amora da Universidade do Arkansas que possui o melhor período de pós-colheita.

Caddo® (A2428T): cultivar não remontante, sem espinhos, com canas eretas, planta compacta e entrenós curtos. As frutas são de tamanho médio a grande, com excelente doçura, firmes, com ótimo período de pós-colheita e baixa reversão de cor.

Ponca® (A2538T): amoreira não remontante, sem espinhos, com excelente vigor e hábito de crescimento ereto. As frutas são grandes, com excelente sabor, doces, firmes e com excelente período de pós-colheita.

Traveler™ (APF 190T): possui plantas sem espinhos e hábito de crescimento ereto. As frutas são de tamanho médio, firmes, brilhantes, saborosas, uniformes, com excelente período de pós-colheita e baixa/nula reversão de cor. As plantas são vigorosas e possuem tolerância à “ferrugem”.

Para fortalecer as demandas de congelados

Com o objetivo de atender aos anseios do mercado global de congelados e a competitividade desse setor, cinco cultivares originárias do programa de melhoramento genético do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prometem revolucionar esse segmento. Essas cultivares possuem hábito de crescimento rasteiro e/ou semiereto (sendo necessário sistema de condução das plantas).

São plantas sem remontância, vigorosas e sem espinhos; permitem colheita mecanizada; requerimento em horas de frio (400 – 600 horas abaixo de 7,2°C) e frutas com características que atendem às exigências do mercado de congelados e da indústria de processamento e transformação.

Fotos: Martín Donoso

Hall´s Beauty: apresenta elevado rendimento produtivo, com frutas firmes e de excelente sabor. Sua produção é precoce e concentrada durante o mês de novembro/dezembro.

Columbia Sunrise: caracteriza-se pela elevada produtividade e produção precoce, com frutas grandes e sabor muito bem equilibrado.

Columbia Giant: nessa mesma linhagem, essa cultivar também se caracteriza pela elevada produtividade e pelas frutas extragrandes, firmes e doces.

Eclipse e Galaxy: diferente das outras três cultivares, possuem hábito de crescimento semiereto, com produção tardia e concentrada durante os meses de janeiro/fevereiro. As frutas são grandes, firmes e muito doces.

Para saber mais sobre nossas cultivares de berries, entre em contato conosco pelo e-mail variety@emcocal.com ou pelo nosso site www.emcocal.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Florida Beauty: morango que fideliza consumidores

Flórida BeautyTM é uma cultivar de morangueiro desenvolvida pela Universidade da Flórida, sendo classificada como de dia neutro e com zero requerimento em horas de frio.

Produtores Latino-Americanos: cresce interesse por berries da EMCO CAL

As potencialidades presentes no Brasil e suas futuras prospec- ções para o cultivo de berriesnão passam despercebidas pela Ekland Marketing Company of California, Inc....

Amora preta: opção de diversificação de plantio

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo - Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com O cultivo comercial da amoreira-preta (Rubus spp.) no Brasil...

Frutas vermelhas: Com gostinho de quero mais

Estima-se que as frutas vermelhas ocupam uma área de aproximadamente 4.200 hectares quando se considera a produção nacional dessas frutas. O morango, por sua popularidade, acaba sendo o protagonista, seguido da amora-preta e do mirtilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!