23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosA revolução do tomate no Brasil: a jornada da KWS Brasil

A revolução do tomate no Brasil: a jornada da KWS Brasil

Walter Fernando Bernardi
Pesquisa e desenvolvimento – KWS
walter.bernardi@kws.com

Desde 2020, a KWS Brasil tem se dedicado ao desenvolvimento de variedades de tomate indeterminado adaptadas às condições brasileiras. Como melhorista e pesquisador de tomate indeterminado para o mercado brasileiro, tenho o privilégio de compartilhar a história de nossa empresa e os avanços que estamos prestes a lançar no mercado.

A decisão de investir no programa de melhoramento genético de tomate foi motivada pela necessidade de criar variedades que se adaptassem ao campo aberto e ao clima tropical. Com foco claro e objetivo nas diferentes condições climáticas do país, começamos a desenvolver nosso germoplasma de tomate, criando um banco robusto e diversificado.

Estrutura

Nosso centro de tecnologia em Uberlândia (MG) é o coração do programa de melhoramento genético. Equipado com tecnologia de ponta e uma equipe especializada, este centro tem sido fundamental para o desenvolvimento de novas variedades de tomate. Estamos em fase avançada de testes e, em breve, lançaremos um híbrido comercial que promete ser referência no mercado.

Além disso, a KWS conta com um centro de tecnologia em Einbeck, na Alemanha, que oferece todo o suporte necessário em análises moleculares, incluindo análises de resistência a doenças. Esse suporte é crucial para o desenvolvimento de híbridos com alta resistência às principais doenças, garantindo plantas mais saudáveis e produtivas.

A KWS Brasil também conta com um suporte fitopatológico local, que assegura a resistência dos híbridos e a sanidade de nossos materiais, proporcionando ainda mais segurança e qualidade aos nossos produtos.

Prevenção ainda é o melhor caminho

Trabalhamos globalmente para antever qualquer risco de doenças, criando variedades altamente resistentes para que os produtores brasileiros não percam suas lavouras. Atualmente, estamos nos preparando para incorporar a resistência genética em nossos híbridos ao vírus do rugoso (ToBRFV – “tomato brown rugose fruit virus”), o qual tem causado grandes prejuízos em vários países do mundo, mas que ainda não está presente no Brasil.

A KWS Brasil está comprometida em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para a agricultura brasileira. Nosso trabalho árduo e a dedicação estão prestes a dar frutos. O potencial de nossas novas variedades é imenso e já está consolidado.

Estamos focados em desenvolver tomates que ofereçam alta produtividade, excelente sabor e cor, além de uma ótima pós-colheita. Esses atributos são essenciais para garantir a segurança e a satisfação de produtores, atacadistas e consumidores. Estamos ansiosos para compartilhar esses avanços com o mercado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Muitas negociações e poucas ações efetivas em prol da agricultura brasileira

Gustavo Branco, Vice-presidente da Abisolo As discussões do G20, apesar de sua relevância no cenário econômico global, continuam a apresentar poucos resultados concretos que beneficiem...

Topseed: 60 anos contribuindo com a evolução da agricultura brasileira

Inovação e tradição se encontram em uma linha de sementes que ajudou a transformar a horticultura nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!