Os 76 anos da Emater-MG serão comemorados com uma solenidade nesta quinta-feira, a partir das 9h30, na sede da empresa em Belo Horizonte. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG é pioneira no serviço de extensão rural no Brasil e no último ano atendeu cerca de 350 mil produtores rurais e fez aproximadamente 2,6 milhões de atendimentos ao público em geral. Durante o evento, também serão feitas homenagens ao Dia Nacional do Extensionista Rural, que é comemorado no dia 6 de dezembro.
A Emater-MG tem escritórios em 817 municípios, mediante convênios com as prefeituras municipais. Ao longo desta sua trajetória vem contribuindo para o crescimento do setor agropecuário de Minas Gerais, sempre buscando promover o desenvolvimento sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural.
Novidades
Uma das iniciativas importantes realizadas pela empresa este ano foi o lançamento do projeto “Futuro no Campo”. O programa visa fomentar o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão rural. A ação é um importante passo no enfrentamento à diminuição da população jovem no meio rural e o envelhecimento populacional no campo.
A sucessão rural garante não apenas a continuidade das atividades agrícolas, mas também a inovação e a adaptação das práticas tradicionais às novas tecnologias e métodos sustentáveis. “Nós estamos com o campo envelhecido, conforme os dados do censo agropecuário, e precisamos incentivar os jovens a assumirem as propriedades e ver atratividade no trabalho rural”, ressalta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Concursos
Outra novidade foi a realização do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024. O concurso tem como público-alvo produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana. Em sua primeira edição, o concurso contou com a participação de 132 produtores de várias regiões mineiras, sendo 23 deles agricultores familiares.
No total foram 217 amostras inscritas, que foram avaliadas por 24 jurados, com notório saber na área de cachaça. ” A primeira edição já chegou marcando território e mostrando uma grande adesão dos produtores ao projeto. Esperamos que nos próximos anos, possamos não só aumentar o número de inscritos como também de produtores formalizados no estado”, argumenta Otávio Maia.
A Emater-MG obteve ainda uma forte participação de produtores no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A competição recebeu um total de 1.406 amostras concorrentes, provenientes de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado (Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas). O 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais também foi bastante disputado com eliminatórias em concursos municipais e regionais.
Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), a Emater-MG executa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais. Mais de 3,4 mil escolas estaduais e mais de 22 mil agricultores capacitados para o PNAE, promovendo segurança alimentar e nutricional na rede estadual de ensino e geração de emprego e renda no campo.
Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. Recentemente, a estatal mineira foi destaque na categoria “Serviços Agropecuários” do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural, ocupando a terceira colocada na categoria.
Fotos: Divulgação Emater-MG