20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosEmater busca aprimorar qualidade sanitária do Queijo Minas Artesanal

Emater busca aprimorar qualidade sanitária do Queijo Minas Artesanal

Lançamento de convênio que visa capacitar extencionistas e famílias rurais acontecerá no dia 22 de março, às 14 horas, no Pavilhão do Produtor, na Femec 2017

_MG_1291

Antenada no forte apelo histórico, cultural, econômico e social do Queijo Minas Artesanal, e ciente da necessidade de melhorar a qualidade sanitária do produto, a Diretoria Executiva da EMATER-MG, lançará na próxima quarta-feira, dia 22, às 14 horas, durante a Femec, o Convênio 839450/2016, assinado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ” MAPA, EMATER-MG e IMA.

O acordo visa capacitar tecnicamente extensionistas e famílias rurais, por meio de ações nas áreas de boas práticas de produção e de fabricação, para beneficiar 600 produtores de queijo distribuídos em 72 municípios mineiros em dois anos.

Para o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, Gilberto Freitas, “Esse convênio vem alavancar o trabalho de campo e é um privilégio fazer o seu lançamento dentro da Femec, ao lado de importantes parceiros como sindicatos rurais e prefeituras municipais, em benefício das famílias rurais“.

A ação primordial do convênio é a assistência técnica individual, aliada a eventos coletivos e aquisição de insumos, para distribuição aos produtores de Queijo Minas Artesanal, visando cada vez mais a profissionalização do setor, no entanto sem deixar de lado o fazer artesanal e tradicional.

O convênio tem como objeto a melhoria da qualidade sanitária do Queijo Minas Artesanal nas seguintes regiões caracterizadas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e a do Triângulo, que foi caracterizada e assim oficializada em 2014 como região produtora de Queijo Minas Artesanal.

Informações para imprensa:

(34) 3292 8818

Gustavo Lazzarini

ARTIGOS RELACIONADOS

Monitoramento nutricional garante alta produtividade

  Lafayete Gonçalves Campelo Martins Engenheiro florestal, doutor em Nutrição de Plantas, consultor e professor da Faculdade de Estudos Superiores de Minas Gerais lafayetecampelo@gmail.com   Os sintomas de deficiência...

Recuperação de cafezais é uma necessidade

O Brasil é o maior produtor mundial de café há décadas e com isso as lavouras podem estar ficando velhas, desgastadas e/ou depauperadas. Por um motivo ou outro, algumas propriedades não acompanharam as inovações tecnológicas, seja por falta de capital para investir em reformas, por problemas de administração, por longos períodos de seca, por ocorrências de diversos problemas técnicos, ou às vezes por não suportar as crises do setor, que podem ser uma situação cíclica igual a qualquer outra cultura ou empreendimento.

Advanta Seeds expande rapidamente no Brasil e na Índia

Advanta Seeds, uma companhia líder mundial em agricultura, movimenta-se estrategicamente, investindo em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e na Índia. Uma das empresas de mais...

Manejo da adubação nitrogenada via fertirrigação em cafeeiros

A aplicação de fertilizantes via irrigação é conhecida como fertirrigação, uma prática já há muitos anos utilizada pelos produtores, consagrada pelos seus benefícios às lavouras, como redução dos custos de aplicação dos nutrientes, aproveitando-se da estrutura de irrigação para, junto com a água, fornecer os nutrientes necessários às plantas; independência de chuvas para aplicação dos fertilizantes, uma vez que os mesmos são dissolvidos em água no processo; rápida incorporação ao solo, inibindo perdas, além da possibilidade de maior parcelamento das adubações, conseguindo sincronizar de forma mais eficiente a quantidade fornecida com os períodos de maior demanda pela planta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!