28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFundação MT realizou I Encontro Técnico de Milho

Fundação MT realizou I Encontro Técnico de Milho

Atendendo a pedidos da classe produtora, especialmente dos que produzem milho no estado de Mato Grosso, foi realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, o I Encontro Técnico Milho. Foram dois dias de palestras técnicas, debates, interação e conhecimento envolvendo assuntos específicos da cultura do milho. Cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas participaram do evento que contou com palestrantes de renome nacional de importantes instituições de pesquisas e negócios do Brasil.

O município de Sorriso, localizado na região norte de Mato Grosso, foi o escolhido para sediar a primeira edição desse evento por representar 3% da produção de milho do Brasil, a maior produção do estado que juntamente com outros municípios, como Nova Mutum e Nova Ubiratã, dá à MT o título de maior produtor de milho do país, com 32% da produção total da safra 18/19.

“Mais uma vez a Fundação MT inova ao realizar um evento específico para tratar da cultura do milho, dentro do sistema de produção, ao atender anseios da classe produtora e técnica por informações focadas na produção de milho segunda safra dentro das condições de Mato Grosso e que possam ajudar nas tomadas de decisões. Mais uma vez a Fundação MT dá vida aos resultados e juntamente com seus convidados, apresenta posicionamentos quanto aos principais assuntos do milho. Esse foi o primeiro de muitos encontros técnicos, assim como os que já realizamos das culturas de soja e algodão”, afirmou Leandro Zancanaro, diretor técnico da Fundação MT.

Durante os dois dias do evento foram apresentados dados e informações sobre custo de produção, mercado do milho, impacto da instalação das usinas de etanol, ecofisiologia do milho, produtividade do milho, manejo e adubação dentro do sistema soja/milho, manejo de insetos, grãos ardidos, dentre outros assuntos específicos.

“As expectativas do evento foram atendidas. O público pediu por esse evento e compareceu em massa para ver, ouvir, dialogar, tirar dúvidas e debater com a equipe técnica do evento sobre gargalos e desafios da cultura do milho. Ao promover mais essa difusão de tecnologia, a Fundação MT mostra que continua lado a lado da classe produtora e acompanha as necessidades de todos que produzem alimento. Este evento foi o primeiro de muitos e vai continuar sendo realizado em Sorriso, afinal é um município que pertence à região que mais produz milho no Brasil”, avaliou Zancanaro.

O I Encontro Técnico de Milho da Fundação MT foi realizado na Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen) e contou com apoio de diversos patrocinadores e parceiros, dentre eles o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a FS Bionergia e a Coacen. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Abóbora tetsukabuto: Variedades que têm feito a diferença

Autores Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV) ronaldo.juniior@ufv.br Herika...

Mecanização e automação na silvicultura

Larissa Nunes dos Santos Juliana Pinheiro Dadalto Doutorandas em Engenharia Agrícola " Universidade Federal de Viçosa (UFV) Haroldo Carlos Fernandes Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola...

Satis promove Circuito Tecnológico da cultura do feijão

O objetivo do circuito foi divulgar novas tecnologias no manejo da cultura, visando maior sanidade e incremento da produtividade Entre os dias 20 e 24...

Nitrogênio líquido de liberação lenta

AutoresLeandro Oliveira Campos Pós-graduando em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus Rio Verde Lucas Anjos Souza Professor - Polo de Inovação em Bioenergia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!