Bayer apresenta soluções para citricultura na 47° Expocitros

Entre as soluções, a empresa apresentará tecnologias para controle de greening,cancro-cítrico e plantas daninhas.

0
303
Crédito Expocitros

O greening é uma doença que representa uma das maiores ameaças à citricultura do mundo. No principal cinturão citrícola do Brasil, entre São Paulo e Minas Gerais, a doença atingiu 22,37% das laranjeiras da região em 2021 (incluindo mudas plantadas), segundo o levantamento anual do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Diante deste cenário, a Bayer levará para a 47ª Expocitros soluções focadas em auxiliar o produtor neste e em outros desafios para as próximas safras. 

Entre os destaques da empresa no evento, que ocorrerá em Cordeirópolis (SP), entre os dias 6 e 9 de junho, será o inseticida Sivanto Prime para o controle do greening. A inovação é uma solução sistêmica que possui o ingrediente ativo flupiradifurona e faz parte do grupo químico butenolida, que age dentro do sistema nervoso do inseto. 

“Especificamente para o greening, doença causada pela praga psilídeo (Diaphorina citri), inseto vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp, não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia. Trata-se de uma molécula fruto de quase 15 anos de pesquisa. A solução tem a flexibilidade em citrus, podendo ser usada em aplicações foliares (trator) e aéreas (avião)”, ressalta Fábio Maia, gerente de Marketing da Bayer para Frutas e Vegetais.

Outro desafio para a citricultura e que também será discutido na Expocitros é o controle do cancro-cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri) – que esteve presente em 15,61% dos talhões de laranja na safra 2021, de acordo com o Fundecitrus. Entre as principais consequências da doença são: desfolha e queda prematura de fruto – podendo atingir até 80% dos pomares, em casos mais severos. “Estas características comprometem o desenvolvimento do cultivo, a perda de folhas afeta a área fotossintética da planta e pode levar à uma menor produtividade em safras futuras, além de impactar na qualidade e depreciação da produção para o mercado”, completa Fábio. 

Para este controle, a Bayer levará para a feira o Serenade. O fungicida bactericida microbiológico possui múltiplos modos de ação. Seus lipopeptídeos, produzidos pelo exclusivo Bacillus subtilis QST713, atuam na membrana celular das estruturas reprodutivas do fungo, provocando sua deformação e produzindo rupturas. “O Bacillus subtilis também age por competição de espaço e nutrientes na superfície vegetal da planta e no solo junto ao sistema radicular. Além de ajudar no manejo do cancro-cítrico, também é uma opção para o produtor nos alvos: Podridão-floral-dos-citros (Colletotrichum acutatum) e Mofo-branco/Podridão-de-Sclerotinia (Sclerotinia sclerotiorum)”, diz Fábio.

Além destes destaques, a empresa também traz o Alion, herbicida para o controle de plantas daninhas. A solução possui amplo espectro de controle e eficiência no manejo de infestantes nas culturas de citros e outros cultivos relevantes. Com aplicação uma vez ao ano, a solução promove linhas livres de plantas daninhas de difícil controle, além de oferecer maior performance, eficácia e menor perdas de recursos. Isso resulta em menos mão de obra, menos uso de combustível, menos tempo gasto com manejo e mais performance, por mais tempo.

Segundo Fábio Maia, as soluções, que serão apresentadas pela Bayer durante a feira, têm como objetivo ajudar o produtor no manejo do citrus, possibilitando que ele alcance o máximo de produtividade no campo, atrelando sustentabilidade e rentabilidade. “O manejo gera a proteção dos frutos, por isso, é muito importante que o produtor adote o controle integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Durante a Expocitros, teremos a oportunidade de mostrar de perto como estamos trazendo inovações que permitam produzir mais por hectare e reduzam o impacto ambiental, auxiliando o agricultor em uma tomada de decisão mais inteligente e eficiente no campo”, finaliza Maia. 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregou cerca de 100.000 pessoas e teve vendas de 44,1 bilhões de euros. As despesas de P&D antes de itens especiais totalizaram 5,3 bilhões de euros. Para obter mais informações, acesse o site da Bayer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!