Com uma área de 9.6 milhões de hectares de reflorestamento e um faturamento superior a 20 bilhões de reais, o setor florestal brasileiro é responsável por 94% de toda a madeira produzida para fins industriais e 6,2% do PIB Industrial no País, também, é um dos segmentos com maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde, segundo o site Matanativa. A partir do período pós pandemia, houve um reaquecimento no setor e na retomada de projetos que estavam em compasso de espera. Estes fatos trouxeram um aumento na demanda por tratores especificados, mas para reduzir custos as empresas que atuam como prestadoras de serviço buscaram nas locadoras de veículos um parceiro estratégico de negócio. Estas por sua vez, são os novos clientes na aquisição de tratores a serem disponibilizados aos prestadores de serviços do segmento florestal.
Por conta de suas especificações exclusivas os tratores da linha Plus, da LS Tractor, acabaram por chamar a atenção das locadoras que há algum tempo estão buscando nichos de mercado dentro do agronegócio. Como consequência, a engenharia da fábrica brasileira através do “Projeto Reconectar”, estudou, pesquisou, projetou e trabalhou na criação da versão “Forest”. “E este é o um dos nossos lançamentos no Agrishow”, afirma o gerente de marketing e vendas, Astor Kilpp. Ele destaca ainda que a feira está inserida na região em que se concentra a maior área de florestas plantadas do Brasil, com foco principal no segmento de celulose.
Os destaques das versões Forest, ficam para os modelos Plus 80, 90 e 100 que caíram no gosto das empresas prestadoras de serviços do setor em razão da confiabilidade e disponibilidade de versões que se adequam ao mercado com reduzido consumo de combustível. Os modelos Plus Forest por exemplo, disponibilizam motores Perkins de última geração com alto torque a baixas rotações e transmissões nas versões 12Fx12R com possibilidade de até 40F ou R, proporcionando versatilidade e eficiência nas operações florestais.
Tomada de força independente, em três velocidades, acionáveis pelo painel do trator e um sistema de reversos sincronizado ou eletro-hidráulico, aumentando a eficiência do trator nas operações, é outra grande característica disponível na série Plus da LS. Kilpp ressalta ainda que os modelos possuem um ângulo de giro de 52 graus, 20% a mais que a concorrência. “Soma-se a isto, toda a estrutura externa de proteção com gradis construídos em estruturas de aço especial, com acesso exclusivo nos dois lados da cabine, gradil dianteiro com tela de malha dupla, proteções inferiores e laterais em chapas com espessura de 5mm com disponibilização de acessos necessários para fácil manutenção e limpeza, de acordo com o manual. Todos estes detalhes foram analisados, testados e homologados pela fábrica, conforme o usual no mercado.
Os tratores LS da série Plus Forest, são equipados de fábrica com exclusivo sistema de “Proteção do Motor” disponível na plataforma LS Tech, assinala Kilpp. Ainda dentro desta plataforma, os tratores série Plus Forest podem ser equipados com moderno sistema de gestão de frota, customizável de acordo com cada necessidade. Segundo ele os tratores Plus Forest representam mais uma ação da fábrica no sentido de atender demandas de nichos, algo que está sempre no radar de pesquisa de novos mercados da fábrica.